quarta-feira, 8, abril/2026
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Economia

Tarifa do Gás no estado de Sergipe é a segunda mais cara do Brasil

10 de maio de 2017
in Economia
0
Share on FacebookShare on Twitter
Gás-Natural
Foto: Ilustração

O gás natural é um insumo essencial para a atividade industrial e a garantia de seu fornecimento com qualidade, segurança e preços adequados, é fundamental para o desenvolvimento da economia e para o crescimento da produção industrial.

No entanto, o avanço no preço do gás natural tem provocado uma queda gradual na competitividade da indústria brasileira e sergipana. Aqui no nosso estado, a tarifa industrial, considerando um consumo de 10.000 m³/dia, é a segunda mais cara do Brasil, ficando atrás somente do Paraná.

O Levantamento foi realizado com 14 distribuidoras que fornecem gás canalizado de forma comercial em 13 dos 27 estados da federação – Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.

Se considerarmos consumos menores do que o analisado as tarifas são mais elevadas e acentuam ainda mais as diferenças entre estados, afetando principalmente as empresas pequenas.

Todavia, o que chama mais atenção é a disparidade também dentro da Região Nordeste, sendo que Sergipe tem a tarifa para consumo mais elevada que os principais centros econômicos – Bahia, Ceará e Pernambuco, além de estar à frente de Alagoas, Rio Grande do Norte e Paraíba, estados que possuem uma estrutura econômica mais semelhante a nossa realidade. Nos últimos oito anos, a produção de gás natural sergipana figurou entre a segunda e terceira maior do Nordeste.

Plano da Petrobras para vender Gás

A petrolífera brasileira apresentou proposta ao Governo para vender diretamente o gás natural para os consumidores, sem a necessidade de vender esse insumo para as distribuidoras que, por sua vez, revendem àqueles que têm interesse na utilização da energia, como as residências, comércio, indústria, postos de combustíveis para consumo veicular, dentre outros.

A entrada da empresa no mercado pode ser fundamental para a criação de um ambiente mais competitivo.

Por Kamilla Ribeiro

Notícias Relacionadas

Vendas de combustíveis recuam em fevereiro ante janeiro, apesar de alta anual

Pix foi o meio de pagamento mais utilizado no Brasil, no 2º semestre de 2025, com mais de 50% das tr...

Para conter alta no preço dos combustíveis, governo federal cria pacote com subsídios e isenções

ANP habilita 5 empresas à 1ª fase do programa de subvenção ao diesel

Lula quer anular leilão da Petrobras por vender gás acima da tabela

Sergipe bate recorde em fevereiro e é o estado que mais cresceu em geração de emprego no Nordeste

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato