Com o planejamento estratégico de segurança pública definido pelas instituições vinculadas à Secretaria da Segurança Pública (SSP/SE), o Pré-Caju 2022 ocorreu de forma tranquila na Orla de Atalaia. Esse foi o balanço confirmado pelos representantes das três instituições que fazem parte da SSP/SE e que atuaram para garantir a segurança dos foliões que participaram da festa pré-carnavalesca, que contou com o registro de apenas 17 ocorrências durante os três dias de evento.
Representando a Polícia Militar de Sergipe, o tenente-coronel Fábio Machado, explicou a atuação da Corporação durante as festividades, que contou com mais de mil e quinhentos policiais militares empenhados a cada noite, espalhados estrategicamente no percurso dos trios elétricos e no entorno da Orla de Atalaia.
“Nosso planejamento operacional contou com 36 viaturas, 32 motocicletas, 13 bases móveis e 24 cavalos. A operação Pré-Caju 2022 também contou com o auxílio de quatro drones, utilizados no sistema de videomonitoramento em tempo real, com o objetivo de identificar e impedir delitos em meio à multidão”, disse o oficial.
Durante as três noites de Pré-Caju, a Corporação registrou apenas 17 ocorrências, sendo cinco delas por porte de drogas; duas vias de fato; dois furtos; dois extravios de documentos; um desacato; um consumo de drogas em via pública; um mandado de prisão em aberto; um tráfico ilícito de drogas; um roubo e um porte de arma branca. No mesmo período, 18 pessoas foram encaminhadas à delegacia.
O porta-voz da PM/SE finalizou o balanço da operação e parabenizou os órgãos de segurança pública envolvidos na operação. “Foi um desafio estar à frente de um evento com tanta importância para o turismo sergipano. Por isso, agradeço a todos os oficiais e praças que contribuíram para o sucesso da operação, bem como, ao governador do estado, ao secretário de segurança pública e ao comandante-geral da PMSE, coronel Marcony Cabral, pela confiança e apoio incondicional ao trabalho da Polícia Militar de Sergipe”.
Polícia Civil
Corroborando com os dados divulgados pela PM/SE, o delegado-geral da Polícia Civil, Thiago Leandro, destacou o baixo índice de ocorrências em comparação à grande proporcionalidade da festa, que contou com centenas de milhares de pessoas durante os três dias de evento.
“Segundo os dados da SSP, na sexta-feira (04), primeiro dia de festa, o clima foi de muita tranquilidade, pois não tivemos o registro de boletins de ocorrência durante o evento. Já no sábado (5), foram contabilizadas 14 ocorrências. Além de duas prisões em flagrante por furto e uma por roubo, tivemos uma prisão em flagrante por crime de lesão no âmbito de violência doméstica, três termos circunstanciados de ocorrência por posse de drogas, vias de fato e desacato. Não houve apreensão de armas de fogo e uma faca foi apreendida”, salientou o delegado-geral.
Ainda segundo dados da SSP, no domingo (6), último dia de festa, foram contabilizados apenas três ocorrências. Na ocasião, o delegado-geral elogiou a atuação dos órgãos envolvidos para o sucesso do evento no tocante à segurança dos foliões. “O trabalho em conjunto com todas as forças foi essencial para garantir a tranquilidade da festa”, pontuou.
Corpo de Bombeiros Militar
O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBM/SE) também comemorou o sucesso do Pré-Caju 2022 e atribuiu o fato ao trabalho desempenhado por todos os profissionais da segurança pública que atuaram com dedicação e eficiência para a garantia da segurança dos sergipanos e turistas.
Segundo a tenente-coronel Maria dos Santos de Oliveira, diretora operacional do CBM/SE, a Corporação organizou o circuito de 3,8km em três setores com a participação de mais de 210 bombeiros militares. O reforço do efetivo compreendeu a área do circuito e a areia da praia da Orla da Atalaia.
“Durante o evento, alocamos oito viaturas distribuídas ao longo do circuito, veículos do tipo Auto Bomba Tanque (2), Auto Busca e Salvamento (2), Unidade de Resgate (2) e Apoio e Fiscalização (2), tudo isso objetivando o atendimento célere aos sergipanos e turistas que participaram da festa.
“Mais uma vez atuamos de forma satisfatória, prestamos um serviço de excelência para a sociedade. Tudo saiu conforme o planejamento estratégico elaborado para uma festa de grande proporção como é o Pré-Caju. Tivemos algumas ocorrências com número mais expressivo no domingo (6), como ocorrências de mal súbito, de ingestão contundente de bebida alcoólica, entre outras, mas que foram sanadas de forma satisfatória em atuação conjunta com o Samu. Então, consideramos toda a nossa atuação como bastante exitosa”, finalizou a oficial do CBM/SE.
Fonte: SSP/SE