Com palestras educativas de conscientização e orientação, acerca dos cuidados e responsabilidades no trânsito, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Nossa Senhora do Socorro iniciou, na manhã desta segunda-feira, 18, a Semana Nacional do Trânsito 2017, que neste ano tem como tema “Minha escolha faz a diferença no trânsito”.
“Junto às Secretarias de Educação, Saúde e Transporte realizamos palestras educativas para os alunos da Escola Municipal Nossa Senhora do Socorro. O público-alvo foi escolhido por se tratar de seres humanos em formação, pois quando ‘plantamos a sementinha’ nas crianças, elas passam a crescer conscientizadas e ainda fiscalizam os adultos que estão a sua volta. O trabalho se torna mais eficaz quando comparado a uma formação completa que precisamos fazer em um adulto, por exemplo”, afirmou o coordenador da Diretoria de Trânsito, Daniel Lessa.
Dentro do tema nacional deste ano, a SMTT enfatizou, no primeiro dia, a prevenção de acidentes de trânsito com o uso do capacete e cinto de segurança. “Para abordar esse assunto, trabalhei com os alunos o ‘trauma de face’. Passei para eles a importância de usar o capacete e o cinto de segurança, pois quando as pessoas não usam podem sofrer graves consequências. Ao longo da palestra também expliquei como tratamos as ocorrências e como podem procurar o profissional para iniciar o tratamento”, explicou a cirurgiã traumatologista bucomaxilo, Dalecárlia Lima.
Convidada para palestrar sobre os crimes de trânsito, a delegada Daniela Lima, da Delegacia Especial de Delitos e Trânsitos, ressaltou a importância de se ter responsabilidade para a prevenir os acidentes. “A expressão “acidente de trânsito” pode nos levar erroneamente a pensar que os traumas acontecem por uma fatalidade. Mas a maioria dos acidentes que ocorrem é em razão de uma imperícia, negligência ou imprudência de alguém. Então é sobre mostrar a necessidade de se ter responsabilidade no trânsito, que viemos contribuir para essa atividade com os alunos”.
Participando da primeira atividade da Semana Nacional de Trânsito, a aluna Rayra Lorrana, de 08 anos, contou sobre os conhecimentos adquiridos nesta manhã. “Aprendi a importância do uso do capacete e do cinto de segurança para evitar acidentes. Quando eu sair de moto vou me proteger, porque se acontecer alguma coisa eu estarei segura. Tudo que aprendi hoje vou passar para minha família para eles também se protegerem”, afirmou.
Por: Isadora Pinho