Em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira, 05, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), lançou oficialmente no município o Programa “Núcleo de Apoio à Saúde da Família” (Nasf), o qual beneficiará centenas de cidadãos socorrenses.
Durante o evento, o secretário de Saúde, Enock Ribeiro, explicou o que é o Nasf e como ele irá funcionar. “É um programa do Governo Federal executado em parceria com o município. Ele foi implantando com o objetivo de ampliar a capacidade de resposta à maior parte dos problemas de saúde da população na atenção básica. Dessa forma o programa dará um suporte tanto nas unidades de saúde, quanto nas próprias casas dos pacientes que necessitem de acompanhamento a domicílio. As ações do Nasf também compreendem pacientes com microcefalia”, esclareceu.
Ainda segundo o secretário, a execução do programa em Socorro se dará por meio de parcerias. “Queremos abranger o máximo de pacientes e para que isso aconteça de forma eficaz contamos com várias parcerias, tanto dentro da própria Secretaria da Saúde, com o setor de Epidemiologia e Academia da Saúde, quanto com as Secretarias de Assistência Social e Educação, encaminhando para nós as demandas que forem surgindo. Desde já, agradeço pelo trabalho em conjunto”, afirmou.
Complementando a informação, a coordenadora do Nasf, Eline Sotero, apresentou o objetivo do projeto e quais profissionais atuarão nele. “Nossa missão é ampliar, aperfeiçoar e apoiar a atenção e a gestão da saúde na Atenção Básica da Família. Temos quatro equipes que estarão em pontos específicos do município para atender todas as regiões. Os especialistas são: assistente social, fisioterapeuta, psicólogo, fonoaudiólogo, profissional da educação física e podemos incorporar também, nutricionista, ginecologista, pediatra”, explicou.
Para Eliana dos Santos, madrasta de um dos pacientes que já começaram a ser atendidos pelo Nasf, Luan Vieira, de 14 anos, a equipe de profissionais fizeram seu enteado voltar a ter uma vida saudável. “Luan tinha uma obesidade mórbida e sofre de um problema mental. Ele era muito fechado e já nem andava mais. Chegou a pesar 119 quilos. Quando a equipe do Nasf começou a atender meu enteado, ele conseguiu perder um peso considerável. Ele também chegou a participar de atividades em grupo e por isso já está mais ativo e espontâneo”, relatou, muito agradecida.
Presente na solenidade, o prefeito Padre Inaldo ressaltou a importância de executar mais um programa que beneficiará os socorrenses. “Estou muito feliz em poder apresentar mais um projeto que vai ajudar a melhorar a saúde em Socorro. Esse programa teve o apoio de muitos setores e secretarias que se uniram para realizá-lo. Gostaria de agradecer a todos que se somaram, pois nosso trabalho será mais eficaz dessa forma. Agradeço também à Câmara dos Vereadores que aprovaram o projeto”.
Os secretários Carlos Alvarez, Marieta Barbosa, Enock Ribeiro, Aline Melo, Maria do Carmo, Francisco Carlos, David Lopes, Alessandro Santos, Halisson Souza e o superintendente da SMTT, José Toledo, prestigiaram o evento junto com os vereadores Junior do Panzuá, Carlos Cunha, Alan Mota, Maria da Taiçoca, João Mochila, Gel Rocha, Pastor Joanan e Cido Capunga. A procuradora Geral do município, Viviane Sobral também fez questão de participar do lançamento das ações do NASF.
Por Isadora Pinho