O superintendente municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju (SMTT), Nelson Felipe, se reuniu com representantes de clubes de ciclismo e corrida, nesta sexta-feira, 14, para discutir os novos horários de funcionamento da Área de Proteção à Prática do Ciclismo (APPC) na Orla da Atalaia. Atualmente, a área opera às terças e quintas-feiras, das 4h30 às 6h30, e aos sábados, das 5h às 10h. A partir de terça-feira, 18, o horário será alterado para das 4h às 6h nas terças e quintas-feiras, mantendo o horário atual para os sábados.
O encontro, realizado no auditório da SMTT, contou com a presença do secretário de Turismo de Aracaju (SETUR), Fábio Andrade, e do secretário adjunto da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (SEJESP), Diogo Crispim. Segundo Nelson Felipe, a mudança é necessária devido às obras do Complexo Viário Maria do Carmo, promovidas pelo Governo do Estado, que ligará a Avenida Tancredo Neves ao bairro Coroa do Meio e ocasionará mudanças de tráfego na região.
“A cidade está passando por mudanças significativas no trânsito, e queremos garantir que a prática esportiva ocorra de forma segura. Por isso, essas adequações são necessárias. O apoio dos líderes dos grupos de ciclistas e corredores será fundamental para a adaptação dos praticantes. Nosso objetivo é encontrar soluções que permitam uma convivência harmoniosa entre esportistas, pedestres e motoristas”, destacou o superintendente.
Para o secretário adjunto da SEJESP, Diogo Crispim, o diálogo entre a SEJESP, SETUR, SMTT e as assessorias esportivas é essencial para equilibrar a prática esportiva com a organização da cidade. “O ajuste no horário dos treinos visa garantir mais segurança e melhorar a fluidez do trânsito, sem prejudicar os corredores. Além disso, registramos outras sugestões apresentadas, reforçando nosso compromisso em apoiar o esporte e a qualidade de vida da população”, ressaltou.
Diálogo
Durante o encontro, o superintendente também ouviu as demandas dos líderes dos grupos. Entre as propostas discutidas, estão a ampliação da sinalização para ciclistas e o reforço na organização dos espaços destinados ao ciclismo e à corrida. Também ficou decidido que a SMTT realizará novas reuniões para avaliar a eficácia das mudanças e ouvir sugestões dos esportistas.
Segundo Breno Alemão, um dos representantes presentes, o aumento da adesão ao ciclismo e às corridas é uma realidade. “Essas reuniões são fundamentais para alinhar as necessidades dos grupos que utilizam o espaço e garantir a segurança de todos”, afirmou.
“A reunião foi produtiva, e esperamos que as novas medidas tragam mais segurança para todos que utilizam a orla para a prática esportiva”, concluiu Jaime Madureira, profissional de educação física e representante de um grupo de ciclistas locais.
Foto: AAN