Parlamentar alerta para queda de doações na pandemia de Covid-19, e pede que população se sensibilize
Em 2021, o número de doadores de órgãos foi 4,5% menor que o registrado em 2020, segundo dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (Abto). Para a deputada estadual Maria Mendonça (PDT), a diminuição é preocupante, e reafirma o papel de relevância do Setembro Verde, campanha de conscientização sobre a doação de órgãos. A parlamentar vê o tema como uma das pautas cruciais na saúde pública, e ressaltou que são necessárias ações que sensibilizem a população sobre a importância do ato.
“Doar órgãos é doar vida, e, infelizmente, nós vimos, nos últimos dois anos, uma queda na prática desse ato de amor. As informações da Abto dão conta de que enquanto o País tinha 3.768 doadores efetivos em 2019, esse valor caiu para 3.330 em 2020, e, em 2021, ficou em 3.207 doadores. Trata-se de uma redução significativa, que pode ter sido crítica para a manutenção da vida de diversos brasileiros. Faz-se imprescindível a sensibilização, com a oferta de informações e orientações relevantes e condições necessárias para a doação”, enfatizou ela.
A doação de órgãos é uma temática de atenção de Maria Mendonça. Reflexo disso é a Lei 7.140/2011, fruto de um Projeto de Lei (PL) de sua autoria, que instituiu a Semana de Conscientização do Doador de Medula Óssea em Sergipe, com ações que ocorrem anualmente durante a segunda quinzena do mês de junho. Também é da parlamentar a Indicação 272/2019, que sugere ao Governo do Estado a criação do programa “Com o Hemóvel, o Hemose chega até você”, cujo intuito é facilitar e estimular a doação de medula óssea.
“Esse é um tema que não deve ficar restrito a apenas um mês específico. Pelo contrário: devemos debater de forma constante, e não só destacando sua relevância em pronunciamentos, mas, também, através de medidas concretas, que contribuam para o crescimento da doação de órgãos. Essa é uma luta que deve ser travada pelo Legislativo e Executivo, nas esferas municipal, estadual e federal”, afirmou a deputada estadual, salientando que transplantes de órgãos são parte do direito constitucional de acesso à saúde pública de qualidade.
Por Assessoria de Imprensa