Sete municípios de Sergipe receberam e aplicaram vacinas vencidas da marca AstraZeneca, o que compromete sua proteção contra a Covid-19. Em todo o país, 1.532 municípios receberam o imunizante com oito lotes vencidos, totalizando 26 mil doses aplicadas. Os dados constam em registros oficiais do Ministério da Saúde, divulgados com exclusividade nesta sexta-feira (2) pelo portal do jornal Folha de São Paulo.
Em Sergipe, as doses aplicadas depois da validade são de um mesmo lote do Instituto Serum, identificado como “4120Z005”. O bloco venceu em 14 de abril, mas continuou sendo aplicado depois dessa data pelo país.
Os municípios sergipanos que receberam esse lote foram: Capela, totalizando 4 aplicações na Clínica de Saúde da Família Dr. Geraldo Luiz Souza Mota, seguida de Itabaiana (4), na Secretaria Municipal de Saúde; Nossa Senhora do Socorro (3), na Unidade de Saúde Mugival Messias dos Santos e Clínica de Saúde da Família Gabriel Alves da Paixão; Aracaju (1), na Unidade de Saúde Edézio Vieira de Melo, no bairro Siqueira Campos; Nossa Senhora da Glória (1), na Clínica de Saúde da Família Maria da Conceição Parteira; Estância (1), no Centro de Referência Dr. Clóvis Franco; e Lagarto (1), na Secretaria Municipal de Saúde.

Conforme a Folha de São Paulo, outras 114 mil doses da vacina AstraZeneca que foram distribuídas a estados e municípios dentro do prazo de validade já expiraram. Não está claro se foram descartadas ou se continuam sendo aplicadas.
Segundo o Ministério da Saúde, a AstraZeneca é a vacina mais usada no Brasil. Ela responde por 57% das doses aplicadas neste ano. A imensa maioria foi utilizada de acordo com as orientações do fabricante.
Confira o lote na sua carteirinha
Para saber se você tomou a vacina vencida, confira na sua carteira de vacinação a numeração do lote 4120Z005. Veja também se foi depois da data de validade.
Quem tiver recebido uma dose de um desses oito lotes de AstraZeneca após a data de validade deve procurar uma unidade de saúde para orientações e acompanhamento.
Conforme o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, quem tomou imunizante vencido precisa se revacinar pelo menos 28 dias depois de ter recebido a dose administrada equivocadamente. Na prática, é como se a pessoa não tivesse se vacinado.
O que diz a SES
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde diz que orientou os municípios para realizarem a busca no banco de dados para identificar se de fato ocorreu a aplicação de doses vencidas.
“A principio, a Secretaria de Saúde analisa como um erro de registro, uma vez que a informação trazida na reportagem se refere a aplicação, em alguns municípios, de apenas uma dose vencida e não há frascos do imunizante contendo apenas uma dose. Cada frasco traz de 5 a 10 doses. Assim, a principio, o envio de uma informação para o sistema do Ministério da Saúde referente a uma dose com a data “vencida” pode ser um erro de registro. Essas pessoas não precisam ir até as unidades básicas de saúde. Os municípios, após essa verificação, entrarão em contato com essas pessoas”.