Foi realizada nesta terça-feira (15), na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), a Sessão Especial para tratar sobre o andamento dos serviços prestados pela empresa Iguá responsável pela distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto. A autoria foi do deputado Chico do Correio (PT).
Na oportunidade, os deputados e deputadas estaduais tomaram conhecimento sobre o total de investimentos realizados em distribuição de água e esgotamento sanitário para o Estado de Sergipe. Além disso, as ações já realizadas pela empresa ao longo de 100 dias em operação e expectativas para as melhorias na oferta de água também foram pontos destacados.
Tendo a concessão parcial para a prestação de serviços de saneamento básico à população sergipana, a Iguá Sergipe é responsável pelo abastecimento de água e esgotamento em Sergipe. Com o início da operação plena, em maio de 2025, a companhia iniciou os investimentos em saneamento básico na região, beneficiando mais de 2 milhões de usuários ao longo dos próximos 35 anos previstos no contrato. Alinhada ao Marco Legal do Saneamento, que estabelece a meta de universalizar o acesso à água potável e ao esgotamento sanitário no Brasil até 2033.
Para o diretor-presidente da Iguá, Fernando Vieira, é importante apresentar dados sobre a distribuição de água ao estado de Sergipe aos parlamentares estaduais e população sergipana. “Estamos totalizando pouco mais de 60 dias do início da operação, falar um pouco dos investimentos. Foram mais de R$ 100 milhões em valores aplicados nos primeiros dias de operação. Então, é fundamental que , a gente, no exercício da transparência, trazer essas informações que são tão relevantes. A Casa tem o papel aqui de ser a caixa de reverberação das reclamações da população. E, onde for necessário a escutar, praticar e evoluir na prestação de serviços”, declarou.
Durante a Sessão Especial, o gestor da Iguá também fez um balanço sobre investimentos para a uma melhor distribuição de água para os sergipanos. “São mais de 6 bilhões em abastecimento de água durante todo o período de operação da Iguá em Sergipe. Deste total, serão um total de R$ 3 bilhões em investimentos, nos primeiros anos, para fortaleceremos a distribuição da água no Estado”, explicou Fernando Vieira.
Parlamentares
Os deputados ouviram atentamente as explicações abordadas pelo representante da empresa Iguá e destacaram as principais demandas da sociedade. O Deputado Chico do Correio, fortaleceu a necessidade da abertura do canal de diálogo entre a Iguá e sociedade sergipana com o intermédio da Alese.
“Nós sabemos que tem coisas que são de longo prazo, mas também existem demandas que podem ser resolvidas a curto e médio prazo. O objetivo é solucionar onde falta água, onde era que tinha vazamentos. Sabemos que temos tubulações muito deterioradas. O foco é buscar soluções para garantir a melhoria do abastecimento de água”, declarou o deputado.
O deputado Kaká Santos (União Brasil) reforçou a importância de busca por adequações para fortalecer a rede de abastecimento de água em Sergipe. “Hoje pudemos ouvir o plano de ação da empresa Iguá para solucionar essa problemática da água em todo o Estado de Sergipe”, disse.
A deputada Linda Brasil (PSol) fez questionamento sobre a falta de água, principalmente, nas regiões ribeirinhas. “É injustificável que pessoas que vivem comunidades ribeirinhas convivam com a falta de água. Todos os dias eu, e outros parlamentares, recebendo denúncia deste tipo. Também abordamos tarifas que cobram taxas de esgoto, mas em localidades que não apresentam este tipo de serviço”, enfatizou.
Na ocasião, o parlamentar Georgeo Passos (Cidadania) ressaltou a importância da população ficar a par sobre a perspectiva de tempo para a melhorias prometidas. “Queremos saber se a água fornecida pela Deso está sendo suficiente. Se houve o aumento ou não de tarifas, porque a Deso vai cobrar mais caro pela Agrese. E pedimos a resolução de problemas pontuais como o do município de Ribeirópolis que passa por falta de abastecimento de água”, disse.
A deputada Maísa Mitidieri (PSD) destacou que. “ É importante entender quais ações já estão sendo feitas e onde os investimentos estão sendo aplicados. O foco é ouvir e repassar as demandas para melhorar cada vez mais os serviços para a sociedade sergipana”.
Já o deputado Luizão Donatrampi (União Brasil) afirmou que é importante a prestar informações para a sociedade sergipana sobre os serviços de abastecimento de água. “Fazer alguns questionamentos e informar sobre os investimentos é necessário. Estamos aqui para sanar as dúvidas do povo sergipano e saber como a Iguá está executando ações para garantir o abastecimento”, finalizou.
Também participaram da Sessão Espcial os deputados Marcelo Sobral (União Brasil), Lidiane Lucena (Republicanos) e Kitty Lima (Cidadania).
Por Junior Matos