Iniciativa visa melhorias para garantir qualidade e eficiência no atendimento
Equipe do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), unidade gerenciada pela Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), realizou nesta terça-feira, 7, uma reunião com representantes da Vigilância Sanitária de Aracaju para discutir a reestruturação do serviço, com foco na melhoria das condições de funcionamento da unidade. O SVO é responsável pelo atesto de óbitos de causas naturais sem assistência médica em domicílio, podendo ser de transferência hospitalar para investigação.
Atualmente, o SVO está localizado na Rua Campo do Brito, 551, bairro São José, mas em breve será transferido para o antigo prédio do Instituto Médico Legal de Sergipe (IML), situado próximo à Praça Tobias Barreto, nº 20, também no bairro São José. A nova sede contará com uma estrutura ampliada, que permitirá um atendimento ainda mais eficiente.
A reunião faz parte de um conjunto de ações que visam alinhar as atividades do SVO aos padrões de qualidade exigidos pelos órgãos reguladores da saúde pública. O diretor administrativo e financeiro da FSPH, Conrado Marques, destacou o compromisso da Fundação em oferecer um serviço de qualidade à população. “Nosso objetivo é garantir bom atendimento, eficiência e cuidado em todas as unidades da Fundação, como o SVO, que atua com dedicação e responsabilidade em prol da saúde pública”, ressaltou.
Para a superintendente do SVO, Patrícia Ribeiro, o encontro foi fundamental para alinhar processos internos e promover o aprimoramento de todas as atividades a serem inseridas no projeto de ampliação do serviço para atendimento à comunidade. “A contribuição da Vigilância é de grande importância na fase de reestruturação física e ampliação das atividades técnicas para atendimento da unidade à população. Estamos buscando modelos de referência para nosso SVO”, afirmou.
Serviço
A principal função do SVO é investigar, diagnosticar e emitir a declaração de óbito em casos de morte por causa natural, sem sinais de violência, ocorridos em domicílio ou transferidos de outros estabelecimentos de saúde para investigação.
Atualmente o SVO realiza uma média mensal de 235 atendimentos e 40 recolhimentos, contando com médicos generalistas, patologistas e equipe de coordenação. O serviço funciona das 7h às 22h, com plantão noturno para admissão. Os familiares podem entrar em contato pelo telefone (79) 3234-6022.