quinta-feira, 31, julho/2025
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Municípios

Sergipe Participativo chega à 4ª edição com audiência realiza em Itabaiana

30 de julho de 2025
in Municípios
0
Sergipe Participativo chega à 4ª edição com audiência realiza em Itabaiana
Share on FacebookShare on Twitter

O município de Itabaiana, que representa o agreste sergipano, recebeu a 4ª edição do Sergipe Participativo, na última terça-feira, 29. O evento, realizado pelo Governo de Sergipe, agrupa a realização das oficinas para elaboração dos Planos de Desenvolvimento Regional (PDR) e a audiência pública do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2026, e aconteceu no Colégio Estadual Murilo Braga reunindo a população e representantes de alguns municípios da região.

O Sergipe Participativo é um instrumento de escuta e planejamento colaborativo voltado à construção dos novos PDRs e do PLOA 2026. Por meio de oficinas e audiências públicas, a população contribui com diagnósticos, propostas e definição de prioridades para os investimentos públicos, fortalecendo a transparência, a responsabilidade fiscal e a efetividade das políticas públicas. 

O secretário Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação, Julio Filgueira, destacou a importância do Sergipe Participativo enquanto instrumento de escuta popular. “Estamos realizando um giro por todas as regiões do Estado. O objetivo é que a população possa ser ouvida e apresentar para o Estado as prioridades e as demandas que devem fazer parte desse olhar sobre o Desenvolvimento Regional e também da Lei de Orçamento para o próximo ano”, enfatizou.

Participação

Durante as oficinas dos PDRs, a população contribui com propostas e diagnósticos que atualizam os territórios de planejamento segundo as transformações sociais, culturais e econômicas. Já nas audiências, são debatidas prioridades para a alocação dos recursos públicos em áreas essenciais como saúde, educação e segurança.

As sugestões e contribuições populares podem ser feitas de forma presencial, a partir da relatoria realizada durante as audiências públicas e preenchimento do formulário, mas, também, de forma virtual, por meio do formulário on-line do PLOA 2026.

Para o subsecretário de Programação Econômica e Orçamento, Marcos Felipe Almeida, a integração entre planejamento e orçamento é fator fundamental. “Nas oficinas, estamos dialogando sobre as características sociais, culturais e econômicas de cada região. Alinhado a isso e utilizando as discussões do PLOA, tentamos entender o que a população deseja que seja realizado como política pública no próximo ano e realizamos a conexão dessas demandas com o plano estratégico do Governo”, pontuou.

Próximas edições

Além de Itabaiana, o Sergipe Participativo já passou pelos municípios de Tobias Barreto, contemplando a região Centro Sul; Estância, abrangendo o Sul sergipano; e Propriá, representando o Baixo São Francisco. As próximas edições acontecem nesta quarta-feira, 30, em Nossa Senhora da Glória, e na quinta-feira, 31, em Poço Redondo, contemplando o médio e alto Sertão. Na semana seguinte, o projeto segue nos municípios de Lagarto, no dia 4; em Capela, no dia 5; e em Aracaju, no dia 6.

Após as audiências territoriais, acontecerá, também, a audiência temática virtual, no dia 14 de agosto, com objetivo de receber propostas da população sobre temas como primeira infância, mulheres, direitos humanos, juventude, meio ambiente e sustentabilidade e proteção animal.

Fonte: ASN

Notícias Relacionadas

Governo do Estado articula expansão de indústria do ramo têxtil em Nossa Senhora do Socorro

Posse de novos servidores reforça compromisso da Prefeitura de Estância com um serviço público efici...

Com foco na responsabilidade fiscal, Lagarto suspende apoio a eventos por 90 dias

Prefeitura entrega cestas básicas a famílias em situação de vulnerabilidade social em Itabaiana

Prefeitura de São Cristóvão investe R$ 116 mil na modernização da iluminação pública em povoados

Semac garante suporte ambiental e logístico à 28ª Missa do Cangaço no alto sertão sergipano

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato