terça-feira, 1, julho/2025
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Educação

Sergipe foi o estado que mais avançou no Ideb do Ensino Médio

20 de setembro de 2022
in Educação
0
Sergipe foi o estado que mais avançou no Ideb do Ensino Médio
Share on FacebookShare on Twitter

Os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgados na última sexta-feira, 16, mostram que Sergipe foi o estado que mais avançou no Ensino Médio. O crescimento se deu em todas as etapas da Educação Básica, mas no Ensino Médio, a curva de ascensão foi de dez posições no ranking nacional. Em 2019, nesse recorte específico, o estado ocupava a 22ª colocação, com a nota 3,3, subindo para o 12º lugar em 2021, com a nota 3,9.

Essa conquista foi comemorada pelo governador Belivaldo Chagas em suas redes sociais, no dia da divulgação dos resultados. “As escolas estaduais de ensino médio avançaram 10 posições em nível nacional. Se o estado continuar nessa curva de crescimento na próxima edição do Saeb Sergipe será um dos estados com a melhor educação pública”, declarou.

O secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, atribui o crescimento de Sergipe no Ideb à adoção da Educação como Política de estado, que está ligada “à seleção dos gestores da educação tanto os dirigentes regionais quanto os diretores de escola, que foi realizada por um processo de mérito e desempenho, exatamente o que hoje prevê o Novo Fundeb, mas em 2019 isso ainda não era obrigação legal, e o governador Belivaldo Chagas fez essa opção. A partir daí nós começamos a montar equipes comprometidas com os resultados, orientando as estratégias e observando o Plano Nacional de Educação e o Plano Estadual de Educação. Acredito que isso tirou Sergipe dessa situação em que a Secretaria e suas escolas não estavam focadas na obtenção de resultados. A partir do momento em que ela foca na obtenção de resultados, a rede responde positivamente. Claro que tem programas específicos e importantes, como o do ensino médio em tempo integral, a busca ativa, investimento em comunicação pública, o Programa Estadual de Correção de Fluxo, que ainda não teve tempo de apresentar resultados, mas é importantíssimo e certamente apresentará nas próximas edições do Idese e Ideb. Tudo começa com a opção da educação como política de estado”, assegurou.

A Rede Estadual de Sergipe teve a segunda maior evolução do Ideb do Ensino Médio entre os anos de 2017 e 2021: 26%, atrás apenas da Bahia (30%). Fazendo um comparativo das notas em anos anteriores, os dados mostram que, de 2015 para cá, Sergipe já apresentava crescimento antes mesmo da pandemia da covid-19, período em que as escolas precisaram ser fechadas e o ensino passou a ser remoto. Em 2015, o Ideb no Ensino Médio foi de 2,6. Essa nota subiu para 3,1 em 2017, e continuou a crescer em 2019 (nota 3,3) e 2021 (3,9).

No ranking estadual, as cinco melhores unidades de ensino no Ideb ofertam o Ensino Médio em Tempo Integral. Trata-se dos centros de excelência Atheneu Sergipense (Aracaju), Professora Neuzice Barreto (Nossa Senhora do Socorro), Professor Abelardo Romero Dantas (Lagarto), Professor João Costa (Aracaju) e Deputado Jonas Amaral (Nossa Senhora do Socorro).

Escolas comemoram

A primeira colocada no Ensino Médio entre as unidades escolares foi o Centro de Excelência Atheneu Sergipense, cujo Ideb em 2019 foi 5,0, e em 2021 alcançou a nota 5,2.  O diretor Daniel Lemos afirma que o Ideb não é apenas um indicador da proficiência dos alunos, mas também da eficiência da escola para manter um bom fluxo e altas aprovações no fim do ano. “Para a gente, esses dois últimos anos, em que cumprimos a meta do Ideb, foi uma amostra do esforço hercúleo de todos os que fazem parte da comunidade escolar, professores, alunos, funcionários e equipe gestora. Temos um grande número de estudantes. São 320 alunos nas turmas de terceira série, e manter um alto grau de participação deles no Saeb foi excelente. Isso é resultado da força gestão compartilhada, e a gente espera que, cada vez mais, a escola tenha mais autonomia para investimentos e mais recursos para trazer aos alunos uma educação mais satisfatória”, disse.

Em segundo lugar ficou o Centro de Excelência em Educação Profissional Professora Neuzice Barreto, também com a pontuação 5,2. Por ser uma escola nova, esse é o primeiro Ideb que ela pontua, já que em 2019 ainda estavam sendo iniciadas as atividades na unidade de ensino. A diretora Cláudia Valéria Santos Rodrigues explica que o objetivo era conseguir chegar à meta estadual, mas a escola conseguiu superar. Um dos fatores que fizeram a comunidade escolar aguardar um bom resultado foi o desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese), “que foi o grande filtro para termos essa expectativa”. Segundo ela, o que ajudou a escola foi o trabalho e a dedicação de todos.

“A partir do momento em que tivemos que ter aulas presenciais, por conta da pandemia, nós não paramos. Os alunos tiveram toda a atenção e apoio dos professores, com simulados e avaliações diagnósticas. Quando eles retornaram às salas de aula, em 2021, tiveram todo o acompanhamento pedagógico. Nós fizemos todo um plano de recomposição da aprendizagem, para que eles não tivessem perdas”, declarou.

O Centro de Excelência Professor Abelardo Romero Dantas, em Lagarto, terceiro colocado, obteve em 2019 a nota 4.4. Para 2021, a meta era 4.6, mas a escola ultrapassou e atingiu 4,9 de pontuação, ficando em terceiro lugar. De acordo com o diretor Tiago de Andrade Coelho, o principal motivo desse avanço foi o planejamento da equipe gestora, que traçou as estratégias a partir do diagnóstico feito com as orientações do Núcleo Gestor de Educação em Tempo Integral; da análise dos dados feita a partir da plataforma Foco Escola e das avaliações internas dos componentes envolvidos. “Isso, associado à primorosa aplicação das ações por parte dos professores, que, juntamente com os alunos das terceiras séries, fizeram um trabalho fantástico. Nós nos sentimos muito honrados e satisfeitos com o trabalho realizado em conjunto, pois sabemos que sem a articulação entre as equipes escolares, a Diretoria Regional de Educação 2 e os setores responsáveis da Seduc, tudo isso fica impossível de conseguir”, afirmou.

O Centro de Excelência Professor João Costa ficou na quarta colocação, com a nota 4,8. A escola já vinha desde 2011 sem ser pontuada e, por isso, quando o diretor Rogério Luiz da Silva assumiu a gestão, em 2019, essa passou a ser uma das suas principais metas: garantir a participação mínima de estudantes para alcançar nota no Ideb. Graças a um trabalho de conscientização, o centro de excelência conseguiu, naquele ano, a nota 3,4. O desafio seguinte, conforme o diretor, era avançar.

“Passamos os dois anos subsequentes, mesmo com as dificuldades da pandemia, fazendo um trabalho focado em reduzir a evasão e melhoria da aprendizagem, vendo em quais áreas do conhecimento os alunos tinham mais dificuldades. Tivemos alguns diferenciais, como o próprio portal da escola na internet, no qual os estudantes podiam ter acesso às atividades, ao guia de aprendizagem, às nossas orientações. Fizemos semanalmente plantões pelo Instagram, plantões de Busca Ativa também. Ao retornar às aulas presenciais, explicamos aos alunos de modo mais intensificado o que era o Saeb, a sua importância, e mostramos que eles tinham a responsabilidade de fazer alavancar esse número”, afirmou.

Em 5º lugar ficou o Deputado Jonas Amaral, que em 2019 teve a nota 4,5 no Ideb, passando para 4,8 em 2021. A diretora Patrícia Pereira Santos ressaltou que é necessário frisar o percurso feito pela unidade de ensino nos últimos cinco anos, a partir da instalação do Ensino em Tempo Integral. “Vale destacar o trabalho competente e contínuo dos professores e de toda a gestão. Essa excelente colocação foi alcançada com o compromisso da comunidade escolar, bem como com a melhoria do espaço físico. Esse resultado demonstra o trabalho responsável, coerente e unificado feito pelos professores, gestão e comunidade”, concluiu.

Assessoria de Comunicação da SEDUC

Notícias Relacionadas

Rede estadual de ensino inicia cronograma de entrega dos gêneros alimentícios do 2° semestre

Estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino de Sergipe conquistam medalhas na Copa Nordeste de Fog...

Programa Saúde na Escola amplia número de estudantes em 12,2% em Sergipe

Curso de Ciências Contábeis da Fanese conquista nota 4 na avaliação do MEC

Alunos da Escola Bebé Tiúba fazem reforço de leitura e matemática

Programa Acolher finaliza semestre com mais de 1.700 atendimentos a alunos da rede pública estadual ...

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato