O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), foi destaque na 1ª Mostra Comemorativa aos 20 anos da Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente, que aconteceu em Brasília, nos últimos dias 21 e 22 de novembro. Na ocasião, foram apresentas experiências exitosas na assistência odontológica assegurada às pessoas com deficiência no Hospital Regional de Itabaiana, levando o Estado a conquistar o primeiro lugar na Mostra.
O evento reuniu experiências de todas as regiões do país, com o objetivo de valorizar iniciativas que fortalecem a política pública no âmbito da saúde bucal. De acordo com o cirurgião bucomaxilofacial e responsável técnico pelo segmento no HRI, Thadeu Roriz, o evento celebrou as duas décadas de avanços e conquistas na promoção da saúde bucal, prevenção de doenças e melhoria na qualidade de vida da população. “Foi uma oportunidade ímpar e que nos propiciou troca de vivências. Pudemos apresentar cases de sucesso, celebrar conquistas, e refletir sobre os desafios em prol do fortalecimento de um sistema de saúde ainda mais justo, inclusivo e eficiente”, destacou o médico.
A respeito da premiação, Thadeu Roriz pontuou os esforços ao longo de sete anos em Sergipe: “No mês de outubro comemoramos sete anos da prestação desse serviço inovador e que muda a realidade de pacientes PCD, que têm à disposição equipe especializada. Esse prêmio vem para somar, abrindo um leque de oportunidades e referenciando a unidade nacionalmente, bem como direcionando um olhar mais específico por parte do Ministério da Saúde quanto ao investimento de recursos e ampliação do serviço”.
Já para o superintendente do HRI, Samuel Rodrigues, a contemplação é merecida e reafirma a realidade diária de dedicação entre os colaboradores. “ Acolhemos, assistimos e nos dedicamos a quem precisa dos nossos serviços enquanto profissionais. Saber que fomos premiados nacionalmente já é motivo de orgulho, mas quando esse reconhecimento é fruto da assistência a usuários PCD, isso mostra que estamos no caminho certo, principalmente quanto à humanização e inclusão”, afirmou o superintendente.
Sobre o serviço
O serviço de atendimento odontológico voltado à pessoa com deficiência, sob anestesia geral, que funciona no Hospital Regional de Itabaiana, garante a continuidade da linha de cuidado em saúde bucal. Ele é direcionado a pessoas com deficiência que têm problemas sistêmicos mais graves, não podem ser atendidas na atenção primária ou ambulatorial especializada, e precisam ser submetidas ao atendimento em âmbito hospitalar.
Entre 2023 e 2024 a unidade hospitalar realizou 208 atendimentos dentro do serviço de odontologia especializada para PcD. Para ter acesso ao serviço o paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde, onde será encaminhado ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEOs), que em seguida encaminha os casos complexos para a assistência hospitalar. No caso da pessoa com deficiência, o serviço do HRI é a referência.