Sergipe tem avançado de forma significativa no setor do turismo. Prova disso é o resultado da análise realizada pela Fecomércio Sergipe, em parceria com a Fecomércio São Paulo, que mostrou o estado com crescimento de 7,9% na movimentação econômica das atividades do setor nos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano. Vale destacar que esse percentual se destaca ainda mais, porque supera em 61,22% os 4,9% do crescimento em nível nacional. Isso ocorre graças aos investimentos do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), que vem implementando ações robustas para posicionar Sergipe como um destino atrativo e competitivo.
De acordo com o secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, esse resultado reflete o esforço contínuo do governo na promoção e valorização do potencial turístico de Sergipe. “Estamos colhendo os frutos de um planejamento estratégico. Esse crescimento de 7,9% não é apenas um número; é o reflexo do trabalho integrado entre governo, trade turístico, operadoras de turismo e entidades do setor. Sergipe está se consolidando como destino competitivo e acolhedor no Brasil. Com o turismo sendo tratado como política pública de estado, Sergipe está, cada vez mais, no radar dos viajantes brasileiros”, destaca.
De acordo com os números da análise, o estado apresentou evolução constante no primeiro trimestre de 2025. Foram contabilizados R$ 181,3 milhões de movimentação nos negócios das empresas do setor nesse período, excluindo as compras de passagens aéreas. Comparado ao mesmo período do ano passado, registrou-se aumento de R$ 18,7 milhões. Segundo os especialistas da Fecomércio, esse cálculo foi feito com base nos estudos da Pesquisa Anual de Serviços (PAS), do Índice de Atividades Turísticas (Iatur) e da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS).
Assim, a ascensão do setor turístico sergipano ao final do primeiro trimestre deste ano coloca o estado em terceira posição no cenário do Nordeste. Neste ranking, é importante ressaltar que Sergipe fica atrás apenas da Bahia e do Rio Grande do Norte, estados consolidados como destino de turismo há muitos anos. Já no cenário nacional, ocupa a sexta posição, sendo ultrapassado por estados que são também são consolidados e considerados os principais destinos nacionais e internacionais.
Fatores importantes
É necessário destacar importantes fatores promovidos pelo Governo de Sergipe e que contemplam o excelente resultado do turismo no primeiro trimestre de 2025. A começar pelo fortalecimento do destino Sergipe por meio da intensificação das ações de promoção e divulgação nos principais mercados emissores de turistas para o estado. Desse modo, Sergipe tem participado das principais feiras de turismo do país, valorizando os atrativos regionais, como o Cânion do Xingó, em Canindé do São Francisco, as praias dos litorais norte e sul, as cidades históricas, a exemplo de São Cristóvão e Laranjeiras, e os eventos-âncoras na Orla da Atalaia – Vila da Páscoa, Vila do Forró e Arraiá do Povo, Vila da Criança e Vila do Natal Iluminado.
Além disso, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH/SE) e com algumas das principais operadoras de turismo do Brasil, a Setur tem desenvolvido capacitações para milhares de agentes de viagens, entre outros profissionais de turismo, a fim de que possam vender o destino com mais propriedade e atrair ainda mais turistas para o estado. Sem contar a ampliação da malha aérea, com centenas de voos extras sendo disponibilizados no Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria no período de alta temporada, o que tem contribuído para o aumento do fluxo de passageiros. Diante disso, com mais turistas, a economia cresce ao ter segmentos do turismo aquecidos, como as redes de hotéis e de bares e restaurantes, fomentando a geração de emprego e renda.
Feliz com o crescimento significativo do turismo sergipano nos primeiros três meses de 2025, o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Marcos Andrade, já vislumbra um futuro ainda mais promissor para o setor. “Temos visto como Sergipe está cada vez mais bem posicionado no turismo nacional e internacional. Acredito que continuemos crescendo ainda mais, porque o estudo seguinte contará com o período junino, que tem apresentado ainda mais crescimento nos últimos anos”, aponta.
Fonte: ASN