Instituição ficou entre as 20 melhores universidades do Brasil na área
O EduRank, um dos principais rankings de universidades do mundo, classificou a Universidade Federal de Sergipe (UFS) como a 19º melhor instituição brasileira em pesquisas no campo da Anestesiologia. Na América Latina, a UFS ocupa a 26ª colocação na área de estudos, e a 733ª no mundo. A senadora por Sergipe Maria do Carmo Alves (PP) parabenizou o desempenho da universidade, ressaltando que o resultado é reflexo evidente do empenho e compromisso da UFS com a produção científica de qualidade.
“O ranking abrange mais de 1.431 universidades de 183 países, analisando 246 tópicos. A conquista da Universidade Federal de Sergipe é notável, e devemos exaltar a garra, coragem e esforço de professores, alunos, servidores e técnico-administrativos, sem os quais essa verdadeira vitória não seria uma realidade. Como instituição científica pública, quem ganha com isso é a sociedade sergipana. Mais uma vez, a UFS mostra seu honroso comprometimento com a ciência qualificada”, afirmou a parlamentar.
Para a atual publicação, o EduRank utilizou um gráfico para fazer o cálculo de classificação de publicações, considerando para o ranqueamento mais de 14 milhões de citações recebidas por 426 mil trabalhos acadêmicos, realizados por um total de 1080 instituições de ensino superior de todo o mundo. A senadora destacou que o feito conquistado pela UFS revela como, apesar de cortes orçamentários, a universidade vem se consolidando no País como instituição de excelência.
“Sobretudo, isso demonstra o zelo, atuação estratégica e ações eficientes quanto ao uso dos recursos públicos enviados à universidade, que foi considerada a melhor do Nordeste e a terceira a nível nacional pelo Times Higher Education, revista britânica que produz um dos principais ranqueamentos de instituições de ensino superior do mundo. A UFS comprova constantemente que é peça chave no desenvolvimento de Sergipe, do Nordeste e do Brasil”, enfatizou Maria do Carmo Alves.
Por Assessoria de Imprensa