O senador Rogério Carvalho (PT/SE) afirmou, nesta quarta-feira, 04, que a autonomia dada ao Banco Central (BC) pelo governo do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) é responsável pela elevação e manutenção das taxas de juros no Brasil.
A declaração foi dada durante discussão sobre o tema na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal e, na oportunidade, o senador também alertou à sociedade sobre o quadro econômico do país quando o presidente Lula (PT) assumiu em janeiro deste ano. “Sabemos que existe uma chaga gigante neste país que é representada pelas altas taxas de juros. Sem resolver isso, que está sob a autonomia do presidente do Banco Central, não teremos como mudar a realidade atual”, disse.
“E é preciso que a sociedade entenda que o atual governo não consegue interferir na taxa de juros porque foi dada autonomia ao Banco Central no governo anterior e nós estamos pagando o preço, a sociedade está pagando o preço”, acrescentou.
Desse modo, Carvalho reiterou que “tudo que vem nos comprometendo economicamente tem relação com as taxas de juros que vêm sendo praticadas e que fizeram a nossa economia parar”. “O que nós estamos colhendo este ano, é fruto de um avião sem piloto durante quatro anos do governo anterior”, finalizou.
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação