Os 70 anos da Confederação Nacional do Transporte (CNT) foram comemorados em sessão solene do Congresso Nacional, nesta quarta-feira (23). A homenagem foi pedida pelos senadores Laércio Oliveira (PP-SE) e Wellington Fagundes (PL-MT, atualmente licenciado), e deputado federal Zé Trovão (PL-SC).
Para o senador Laércio Oliveira, a CNT não apenas atende às demandas do setor de transportes, mas também contribui de forma significativa para o desenvolvimento sustentável, a inovação e a eficiência no transporte de bens e pessoas no país.
“Graças às exitosas articulações com os três Poderes, a intervenção técnica e política da CNT definiu meios e condições para a construção de um novo cenário do transporte brasileiro,” declarou Laércio.
Embora o aniversário oficial da CNT tenha ocorrido no dia 28 de janeiro, a cerimônia marcou a continuidade das comemorações pelos 70 anos da entidade, fundada em 1954 e reconhecida oficialmente pelo Decreto 34.986.
“A CNT ocupa o papel de principal representante do setor transportador no Brasil. Ao liderar projetos de transformações em modais de transporte, investe nos interesses das empresas e do País, promovendo inovações que tornam nossa economia mais eficiente e competitiva”, enfatizou Laércio.
A Confederação reúne uma rede composta por 29 federações, 5 sindicatos nacionais e 22 entidades associadas, representando mais de 165 mil empresas que geram cerca de 3 milhões de empregos. Além disso, é responsável pela gestão do Sistema CNT, que engloba o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest-Senat), bem como o Instituto de Transporte e Logística (ITL).
Com informações da Agência Senado
Foto = Roque de Sá