O segundo dia da 11ª Conferência Municipal de Assistência Social de Lagarto foi dedicado ao aprofundamento dos debates sobre o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com a formação de grupos temáticos e a construção coletiva de propostas que serão levadas para as etapas estadual e nacional da conferência.
A programação teve início com a divisão dos participantes em cinco grupos de trabalho, que discutiram os seguintes eixos temáticos:
Eixo 1 – Universalização do SUAS: acesso integral com equidade e respeito às diversidades; Eixo 2 – Aperfeiçoamento contínuo do SUAS: inovação, gestão descentralizada e valorização profissional; Eixo 3 – Integração de benefícios e serviços socioassistenciais: fortalecendo a proteção social, segurança de renda e inclusão social; Eixo 4 – Gestão democrática, informação e comunicação transparente: fortalecendo a participação social; Eixo 5 – Sustentabilidade financeira e equidade no cofinanciamento do SUAS.
A secretária adjunta da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e do Trabalho, Rita Lisboa, destacou a importância da participação ativa da sociedade nesses espaços de diálogo. “A conferência é um momento de escuta e construção. Aqui, reafirmamos o nosso compromisso com a política de assistência social, promovendo um debate democrático, onde cada voz tem valor na elaboração de propostas que refletirão diretamente na vida da população que mais precisa.”
Durante os grupos de trabalho, assistentes sociais e técnicos da SEDEST participaram ativamente das discussões. Karen Santana, assistente social e assessora técnica, enfatizou a relevância desse momento para o fortalecimento da política pública. “Estamos fortalecendo ainda mais a assistência social nesse espaço de debate e resistência, especialmente neste ano em que celebramos os 20 anos do SUAS. Hoje discutimos cinco eixos de forma responsável e fundamentada, com propostas que visam consolidar o sistema no município de Lagarto”, afirmou.
A assessora técnica da SEDEST, a assistente social Inácia Brito, explicou que o trabalho dos grupos resultou em propostas concretas para os próximos passos. “Tivemos a oportunidade de discutir temas fundamentais para o aperfeiçoamento do SUAS. A partir dessas reflexões, elaboramos propostas que serão deliberadas na plenária final e encaminhadas para a Conferência Estadual. É uma construção que visa defender e ampliar os serviços socioassistenciais no município, no estado e, futuramente, em nível nacional”, destacou.
O presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Mário Fraga, fez um balanço positivo da jornada. “Foi um dia muito proveitoso, com trabalho coletivo e ampla participação social. Pela manhã, realizamos os grupos temáticos e, à tarde, seguimos para a plenária, onde definimos diretrizes e elegemos os delegados que representarão Lagarto na Conferência Estadual de Assistência Social, em setembro”, afirmou.
Ao final do dia, foram eleitos os delegados e delegadas que irão representar o município na Conferência Estadual, reforçando o compromisso de Lagarto com o fortalecimento da política pública de assistência social e a defesa do SUAS como um direito de todos.