A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do Núcleo de Gestão da Escola em Tempo Integral do Departamento de Educação (Ngeti/DED), participou, na última terça-feira, 2, do Encontro Presencial do Curso de Formação Continuada para Equipes Técnicas, promovido pelo Programa Escola em Tempo Integral (ETI) do Ministério da Educação (MEC).
O evento, realizado no Centro de Excelência John Kennedy, em Aracaju, reuniu dirigentes municipais de educação, técnicos das secretarias e membros dos conselhos municipais de educação. A formação foi conduzida em parceria com as universidades federais da Bahia, Fronteira Sul, Goiás, Minas Gerais e Pará, a fim de fortalecer a implementação da política nacional de escolas em tempo integral.
Com o objetivo de compartilhar resultados e experiências da implantação do ensino em tempo integral em diferentes redes, foram apresentadas práticas que trouxeram importantes aprendizados e podem servir como referência. Além disso, foram discutidos temas práticos, como a utilização dos recursos financeiros do Programa Escola em Tempo Integral, uma política nacional abrangente estruturada em diversos eixos, entre outros assuntos relevantes.
O coordenador estadual da formação continuada para secretários e técnicos do ETI, Valdson Júnior, destacou que a formação é continuada, realizada na modalidade EAD, com duração de seis meses e dividida em seis módulos. “Tivemos o primeiro encontro em maio e, agora, estamos realizando o segundo, que marca a conclusão de todo o curso. Hoje, compartilhamos diversas experiências, inclusive uma do nosso estado, que foi selecionada pelo Ministério da Educação como inspiração. São práticas e projetos que, quando multiplicados nos territórios, podem trazer muitos benefícios para a educação”, explicou.
O dispositivo principal do encontro foi formado por representantes de destaque na educação pública, como a coordenadora-geral da Formação Continuada, Silvia Leite; o coordenador do Ngeti, Erbson Rodrigues; a presidente do Conselho Estadual de Educação de Sergipe (CEE/SE), Eliane Passos; a representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/SE), Juselice Alves; a coordenadora estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme/SE) e a coordenadora estadual do Fórum Estadual de Educação, Christiane Almeida.
Para Silvia Leite, coordenadora da formação, a importância de incentivar o ensino integral vai muito além dos componentes curriculares básicos. “A escola em tempo integral tem um papel essencial, sendo um espaço de proteção, aprendizado e desenvolvimento pleno do estudante. Não se trata de ‘mais do mesmo’, uma boa escola integral oferece não só português e matemática, mas também arte, cultura, esportes, línguas e atividades diversas. Isso garante oportunidades que, muitas vezes, só jovens de classes média e alta teriam acesso fora da escola. Nosso objetivo é formar o estudante em sua plenitude, preparando-o para a vida, para o trabalho e para a cidadania” considerou.
De acordo com a diretora do Centro de Excelência John Kennedy, Armênia Fernandes, realizar o encontro na escola teve um significado especial. “Isso porque já atuei no comitê do Programa Mais Educação e ainda mantenho ligação com a educação integral por meio da equipe da UFBA. Nesse evento, vimos municípios em formação discutindo a educação integral e buscando maneiras de implantá-la em seus territórios. O John Kennedy é um exemplo importante, mostrando na prática que a educação integral não se limita à sala de aula. Muitos visitantes vêm conhecer a estrutura, entender seu funcionamento e se inspirar. Receber este evento aqui é ainda mais significativo porque os participantes conseguem ver um centro de excelência funcionando na prática”, enfatizou.