A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do Departamento de Educação (Ded), através do Serviço de Educação de Jovens e Adultos/ Divisão de Exame Supletivos (Seja/Diex), realiza a certificação dos alunos aprovados no Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos (Encceja).
O coordenador do Diex, Edson Aragão, informou que o resultado do Encceja (prova que aconteceu em novembro de 2017) foi divulgado na tarde desta segunda-feira, 5, e já na terça-feira,6, a Seed começou a atender os alunos aprovados. “Até o momento já certificamos 300 pessoas. É importante que os alunos saibam que eles podem solicitar a certificação a qualquer momento, ou seja, não há um prazo limite”, disse.
Ainda segundo Edson Aragão, o Ecceja é uma oportunidade para os jovens que não tiveram condições de cursarem os Ensinos Fundamental e Médio no tempo regular a retomarem aos estudos. “Em 2018 a Seed aderiu ao Programa. Os candidatos que pretendem participar do antigo Exame de Supletivo devem aguardar o Edital do Encceja”, explicou, ao informar que no Estado o Instituto Federal de Sergipe (IFS) também pode certificar e que o Encceja, no que se refere a certificação, substitui o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A jovem Janeide de Souza Marques não esconde a felicidade ao receber a certificação do Ensino Médio. “Sempre fui bem atendida na Seed. Antes de fazer a prova os servidores esclareceram as minhas dúvidas quanto ao Encceja e passaram as principais orientações. Fui aprovada no curso de Farmácia na Faculdade Maurício de Nassau e na Universidade Tiradentes (Unit). Pelo Enem, a minha pontuação possibilita estudar Serviço Social na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Com a certificação poderei cursar o terceiro grau”, declarou.
Para Karol Marques Matos, aprovada no curso de Psicologia da Faculdade Estácio de Sergipe (Fase), a certificação no Encceja possibilitou realizar o seu grande sonho: o de ingressar no nível superior. “Em 2012 eu engravidei, tive que trabalhar e interrompi os meus estudos. Somente com o Encceja foi possível tirar a certificação do Ensino Médio”, disse.
Encceja
O Encceja tem como principal objetivo construir uma referência nacional de educação para jovens e adultos por meio da avaliação de competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.
A participação no exame é voluntária e gratuita, destinada aos jovens e adultos residentes no Brasil e no exterior, inclusive às pessoas privadas de liberdade, que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada.
No País e no exterior, o Encceja pode ser realizado para pleitear certificação no nível de conclusão do ensino fundamental e ensino médio. Para certificação do ensino fundamental, é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame. Já a certificação do ensino médio exige a idade mínima de 18 anos completos no dia de aplicação da prova.
Por Lívia Lessa