Formação foi voltada para professores das salas de recursos multifuncionais
A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Serviço de Educação Inclusiva (Seinc), realizou na manhã desta quinta-feira, 2, o primeiro encontro formativo voltado para professores das salas de recursos multifuncionais da rede estadual de ensino. O evento aconteceu na Biblioteca Pública Epiphanio Dória e teve como tema principal “As salas de recursos multifuncionais e o Caderno Complementar ao Currículo de Sergipe: modalidade Educação Especial”.
A formação foi aberta pela diretora do Departamento de Educação da Seduc e coordenadora Estadual do Currículo de Sergipe, professora Ana Lúcia Lima. Durante o encontro foram apresentados os cadernos complementares com experiências pedagógicas na educação especial em consonância com o que é proposto no Currículo de Sergipe – Educação Especial, que foi lançado no dia 5 de maio deste ano.
De acordo com a professora Lilian Alves Moura de Jesus, coordenadora do Seinc, esse primeiro encontro formativo foi voltado para os professores das salas de recursos multifuncionais da rede estadual de ensino. Ela explicou que, em breve, haverá novos encontros da formação, tendo como público os professores das salas de recursos multifuncionais das redes estadual, municipais e do ensino regular. A professora Lilian fez a apresentação dos cadernos e houve também a participação dos 10 autores das experiências exitosas constantes do caderno, os quais falaram sobre suas atuações em sala de aula
As próximas formações serão realizadas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem da Seduc (AVA), em atividades síncronas e assíncronas. “Foi um momento histórico para o trabalho desenvolvido nas salas de recursos multifuncionais. O caderno é o primeiro documento oficial da Seduc sobre o funcionamento da educação especial na rede estadual de ensino. Após o lançamento e implementação do caderno, o fluxo começa a ser definido e externado para a população em geral”, disse Lilian Alves.
Cadernos
Os Cadernos Complementares com Experiências Pedagógicas na Educação Especial são um documento que contou com a valiosa participação de professores e gestores das redes estadual e municipais de ensino que se uniram aos grupos de trabalho e auxiliaram na escrita dos textos e relatos de experiências pedagógicas em conformidade com o Currículo de Sergipe – Educação Infantil e Ensino Fundamental, em especial na modalidade da educação especial.
O processo de construção dos cadernos contou a participação de diversos protagonistas, inclusive dos professores de salas de recursos multifuncionais.
Por Ítalo Marcos