A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura divulga, nesta segunda-feira, 18, o resultado final do processo de classificação dos candidatos credenciados para atuarem como Pareceristas ou Avaliadores de Mérito do Programa Editorial da Seduc. Os credenciados comporão o banco de avaliadores, visando à futura prestação de serviço, atuando na análise técnica das propostas de publicação submetidas aos editais lançados pelo programa. O credenciamento será válido por dois anos.
O credenciamento será feito por área de conhecimento e componentes curriculares, e os profissionais serão distribuídos pela formação comprovada. As quatro áreas do conhecimento são: Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Exatas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
Segundo o edital nº 18/2022, de 30 de maio, a atuação do parecerista dependerá da demanda de propostas de publicação submetidas aos processos de seleção abertos pelo Núcleo Gestor do Programa Editorial da Seduc. O credenciado poderá avaliar o mérito de até três livros, só podendo ser convocado para nova prestação de serviço quando todos os credenciados selecionados para a mesma área de conhecimento tiverem sido convocados uma vez, segundo a ordem de classificação, mesmo que não cheguem a prestar o serviço por livre escolha ou por algum impedimento jurídico-administrativo.
Ao ser convocado, o parecerista terá o prazo de 48 horas para, por meio do endereço eletrônico: editora.seduc@seduc.se.gov.br, comunicar à Comissão de Credenciamento seu interesse por prestar o serviço, sendo preterido. Mais informações poderão ser obtidas prioritariamente pelo e-mail editora.seduc@seduc.se.gov.br, ou pelo telefone (79) 9 9959-4334.
Programa
O programa editorial da Seduc, instituído em dezembro de 2019, tem a missão de promover empreendimentos editoriais que mobilizem as redes públicas estadual e municipais sergipanas para a produção e publicação de livros e revistas resultantes de trabalhos desenvolvidos por estudantes sob orientação docente, professores, profissionais de gestão e pesquisadores em geral.
O programa tem por objetivo fixar e viabilizar a política editorial da Seduc; publicar e divulgar revistas e livros didáticos, científicos, tecnológicos, artísticos e culturais de alunos, professores e demais profissionais das redes públicas de Educação Básica; e divulgar trabalhos de outras instituições de ensino e da comunidade em geral que interessem à disseminação de conhecimentos e experiências que contribuam para a melhoria da educação pública sergipana.
A editora tem como fundamento a publicação e divulgação de obras culturais, científicas e artísticas de autoria de estudantes, professores e demais profissionais da Rede Pública de Educação Básica de Sergipe, além de estimular a produção de trabalhos didáticos. Também é mais uma forma de estimular o protagonismo estudantil dos docentes e dos técnicos educacionais, valorizando a cultura, a ciência e a arte produzidas na rede pública de Sergipe, publicando, reconhecendo e criando canais para que esses saberes sejam socializados.
Veja a lista dos candidatos credenciados: https://bit.ly/3cjzW1G
Assessoria de Comunicação da SEDUC