“Temos intensificado as atividades e realizado um planejamento de forma diferenciada neste período de pandemia”, Tony.
A Covid-19 e as ações desenvolvidas em relação ao corona vírus foi tema de entrevista do Secretário de Saúde de Aquidabã, Tony Maciel, ao programa “Jornal da Família”, com apresentação de Bob Júnior e comentários do Capitão Samuel na rádio Jornal 91,3 fm das 17 às 18:30h, nesta segunda-feira, 14. Uma das primeiras atitudes, segundo o gestor, foi aumentar o quadro de pessoal destinado ao combate e o tratamento de estratégias para auxiliar a população neste momento atípico.
“Realizamos uma auto-testagem em nosso município, sem interrupção. Com toda a nossa população sendo monitorada e recebendo o acompanhamento”, ressaltou o secretário. Segundo Tony, com isso, é possível reduzir os números de mortes provocadas pela Covid-19 (até o momento são 2.163 casos confirmados e 36 mortes).
Centro da Covid-19
Uma das novidades implantadas no período foi à construção do Centro da Covid, comportando salas de pré-triagens, atendimento clinico, psicossocial, enfermagem e com a realização de quase 300 testes mensais. “Com isso, toda a população de Aquidabã tem recebido um tratamento diferenciado”, destacou.
Vacinação
Na oportunidade, o secretário frisou que devido à qualidade dos profissionais existentes, não existem problemas relacionados ao procedimento de vacinação, seja os moradores da zona urbana e rural.
“Apesar da distância, que em alguns casos chega há quase 50 km, o processo de vacinação não deixou de ocorrer”, revelou Tony. Para contribuir com a qualidade nos serviços, a gestão realizou parceria com o Banco do Brasil e a AABB Comunitária para contribuir com o fluxo de vacinação. Segundo o organograma da saúde municipal, nesta segunda, os moradores com 52 anos estão aptos para receber a imunização. Já na terça (50 anos), já na quarta (48 – 49 anos), quinta (47 – 46 anos). Chegando ao dia 18 de junho com aqueles com 45 anos.
“Sempre seguindo os protocolos disponíveis pelo Plano Nacional de Imunização, com o objetivo de vacinar todos os grupos prioritários e seguindo de forma continuada aos demais integrantes da nossa população”, enfatizou. No momento, a primeira dose foi aplicada em 23,1% da população, já a 2.ª dose em 11,2% da população. Ou seja, já foram aplicados 7 mil doses para quase 22 mil habitantes da cidade.
CAPS
A prefeitura de Aquidabã, através da secretaria municipal de saúde, entregou na última sexta feira, (11) um verdadeiro complexo de saúde. Reafirmando assim a nossa missão em continuar implantando políticas públicas de atenção a saúde mental. Acolhendo pacientes com transtornos mentais afim de estimular sua integração social e familiar. O CAPS – Esperança é uma realidade e referência para o Baixo São Francisco, que conta a partir de agora com um ambiente adequado para desenvolver os atendimentos de forma humanizada.
Por Elder Santos