Mais de mil alunos lotaram o terraço da Biblioteca Central Jacinto Uchôa de Mendonça, Campus Unit Aracaju Farolândia, durante o Aulão de Espanhol e Ciências da Natureza e suas Tecnologias e a Oficina de Redação
A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do Departamento de Apoio Educacional (Dase), realizou neste sábado 21, em diversos locais do Estado os Aulões Preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As atividades foram realizadas durante a Feira de Vestibular do Nordeste (Feivest), na Universidade Tiradentes (Unit), e no Colégio Estadual Secretário de Estado Francisco Rosa Santos, no bairro Bugio, em Aracaju, além do Centro de Educação Profissional Berila Alves de Almeida, em Nossa Senhora das Dores, unidade escolar circunscrita à Diretoria Regional de Educação (DRE 5).
De acordo com o articulador do Dase da disciplina de geografia, Joelson Ricardo Dantas, a Seed a cada ano repensa as ações e estratégias para oferecer aos estudantes do 3° ano da rede estadual e do Pré-universitário (Preuni) as aulas de reforço e todo apoio e suportes necessários para colaborar com a realização dos sonhos dos jovens, de cursar o nível superior. “Estamos às portas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e nestes Aulões são transmitidas as dicas para a realização de uma prova. Em cada região do Estado o nosso aluno está bem assistido “, afirmou.
Segundo Vlademir Silva Santos, coordenador pedagógico do Dase, desde o começo do ano a Seed vem realizando um trabalho pautado na preparação dos alunos. “Dentro dos oito meses de atuação, realizamos os aulões preparatórios, simulados presenciais e online, treinando com pesos entre outras atividades. Acreditamos que as iniciativas colaboram para que os candidatos possam dirimir as dúvidas para que no dia da prova do Enem eles estejam preparados”.
Aulão no Fievest
Mais de mil alunos lotaram o terraço da Biblioteca Central Jacinto Uchôa de Mendonça, Campus Unit Aracaju Farolândia, durante o Aulão de Espanhol e Ciências da Natureza e suas Tecnologias e a Oficina de Redação, no período da manhã, e à tarde os candidatos participaram de um Simulado com 60 questões. As ações integraram as diversas atividades da Fivest. O Dase contou também com um stand na Feira.
O professor de espanhol, Adenilson Alves dos Santos, afirmou que uma revisão como esta é muito importante. “Estamos na reta final e além disso, é um momento para prestar um apoio e motivar os candidatos para encarar os desafios”, disse.
Para o aluno do polo de Umbaúba, do Colégio Estadual Dr. Antônio Garcia Filho, José Cleyson Santos da Silva, que irá prestar o Enem para o curso de Fisioterapia, é muito interessante a maneira que os professores transmitem os conhecimentos. “O aulão é um momento enriquecedor para esclarecer as dúvidas”, declarou.
Já Ruan Matheus Oliveira Santos, aluno do 3° ano do Colégio Estadual Ivo do Prado, em Aracaju, o aulão conta com a participação de professores altamente preparados. “Meu sonho é cursar administração e nesta atividade estou aproveitando a oportunidade para esclarecer as dúvidas”, afirmou.
O estudante do 3° ano do Colégio Estadual Atheneu Sergipense, Caio Henrich Silva Barreto, elogiou o acompanhamento individual da Oficina de Redação. “Os professores ensinam de forma descontraída é muito importante esta oficina na reta final para termos um bom desempenho”, anunciou ao comentar que pretende cursar Direito.
Rosa Cerqueira, coordenadora do polo no Colégio Estadual Ivo do Prado, destacou que a Oficina de Redação é um excelente momento para esclarecer as dúvidas. “Na oportunidade, é feito um trabalho individual e com orientação. Dessa maneira, o aluno tem uma atenção especial”, reconheceu.
Marcaram presença também no Aulão do Fievest os estudantes do polo de Arauá, do Colégio Estadual Manoel Bomfim.
Aulão Comunitário no Bugio
O aulão comunitário que aconteceu no bairro Bugio, na capital sergipana, é uma iniciativa do Dase em parceria com lideranças comunitárias. Na oportunidade, os candidatos tiveram aulas de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
De acordo com presidente da Associação dos Moradores do Bugio, Aragão Barroso, foram convidadas para participar das atividades as 21 unidades escolares que fazem parte da região oeste de Aracaju.
“Estes jovens irão ampliar os conhecimentos para que no futuro tenham o tão sonhado êxito profissional. Esta iniciativa demostra que o Estado, juntamente com a Associação dos Moradores do Bugio, está somando esforços para oferecer aos estudantes da rede pública o reforço adequado para encarar o desafio do Enem”, afirmou Barroso ao agradecer o envolvimento da Seed, por meio do Dase.
Iolanda Neves, moradora do bairro América, declarou que o desejo é cursar Educação Física. “Esta é uma ótima iniciativa. Os professores são preparados estou gostando das aulas e a metodologia de ensino é interessante a ajuda muito na aprendizagem”, afirmou.
O candidato Wando Rezende da Silva também sonha em cursar Educação Física. Para ele o aulão comunitário comprova uma atenção e preocupação em oferecer aos estudantes mais um momento de reforço.
Por Ascom/SEED