Em 2025, a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (Seed) celebra o décimo aniversário do Diário Eletrônico, ferramenta que trouxe modernização, transparência e eficiência à gestão escolar. Atualmente, o sistema registra 81.004 diários em uso, com 3.121.033 aulas atualizadas, mantendo apenas 6,24% dos diários pendentes — o melhor resultado da série histórica, alcançando 93,76% de adesão. O índice de atualização varia nas dez diretorias regionais, com destaque para a Diretoria Regional de Educação do Centro-Sul Sergipano (DRE 2), que atingiu 100%, enquanto as demais registram um índice superior a 89%.
O secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, destaca a importância desse avanço. “Esses resultados expressivos refletem o planejamento estratégico e o trabalho integrado de toda a rede estadual de ensino. O Diário Eletrônico tornou-se ferramenta essencial para garantirmos qualidade, acompanhamento pedagógico eficiente e uma gestão mais transparente e ágil”, afirma.
Para a diretora do Departamento de Inspeção Escolar (Dies), Maryvan Santos Silveira, o sucesso se deve à evolução contínua do sistema. “Esse é o melhor índice obtido em dez anos, pois solucionamos problemas de usabilidade e adesão. Com o preenchimento do Diário Eletrônico, temos dados concretos sobre frequência, risco escolar, acompanhamento pedagógico, que orientam ações como os programas federais ‘Bolsa Família’ e ‘Pé-de-Meia’, estudante monitor, além de avaliações institucionais”, avalia.
O diretor da Assessoria de Informática (Astin), Breno Carmo, reforça que o processo de escuta junto aos professores foi fundamental para a obtenção do resultado atual. “A partir do diálogo estabelecido com os professores da rede estadual, realizamos melhorias no sistema, facilitando o uso para garantir esse nível de adesão”, completa.
A gestora da Diretoria Regional de Educação do Centro-Sul Sergipano (DRE 2), Daniela Silva, expressa satisfação com o desempenho exemplar da região, que atingiu 100% de preenchimento no Diário Eletrônico em menos de dois meses. Ela destaca que, logo no primeiro momento, foi criada uma rotina de monitoramento diário, alinhada à portaria que exige o registro das aulas em até 48 horas após sua realização. “Instalamos esse acompanhamento junto às equipes escolares, e os coordenadores pedagógicos passaram a verificar o sistema diariamente. Em menos de dez dias, o índice saltou de aproximadamente 23% para 72%, e, com insistência e apoio contínuo, atingimos cerca de 90% em apenas um mês e, logo em seguida, 100%”, relata.
A gestora reforça que essa mudança também se baseou em uma intensa ação de conscientização junto aos professores, mostrando que o diário não é apenas uma formalidade, mas uma ferramenta essencial para acompanhar a execução do currículo, a frequência dos estudantes e identificar possíveis índices de evasão. Além disso, o sistema serve de base para programas sociais como Bolsa Família e Pé-de-Meia, sendo, portanto, peça-chave na articulação entre educação e políticas públicas.
Das 318 unidades de ensino da rede estadual, o Centro de Excelência Leandro Maciel destaca-se como uma das que alcançou 100% de preenchimento no Diário Eletrônico. A diretora Carla Surama celebra o feito. “Essa era uma meta antiga que, finalmente, foi conquistada. Para isso, implementamos uma rotina de monitoramento diário no sistema. Todas as manhãs, verificamos o painel de indicadores, identificamos pendências por conteúdo ou frequência com data marcada e notificamos o professor”, explica. Esse acompanhamento em tempo real agiliza a correção de registros atrasados, seja por falta de internet, esquecimento ou dificuldades técnicas, evitando o acúmulo de aulas não registradas.
Carla Surama enfatiza, ainda, que essa comunicação aberta e transparente entre gestão e docentes fortalece o compromisso com o registro diário, proporcionando um “retrato fiel” do andamento pedagógico, notas e frequências dos estudantes. Para ela, “a chave não é segredo: monitorar todos os dias e notificar imediatamente é o que permite manter o índice de 100%, ao fim de cada bimestre e semestre”.
O Diário Eletrônico tornou-se uma ferramenta robusta para acompanhamento pedagógico, comunicação em tempo real com pais e responsáveis, redução do uso de papel e suporte à tomada de decisões estratégicas nas esferas escolar e estadual. Com esse marco, a Seed reafirma seu compromisso com a modernização da gestão pública, valorização docente e aperfeiçoamento constante na qualidade da educação em Sergipe.
Foto: Ascom Seed