No Dia Nacional do Livro Didático, celebrado em 27 de fevereiro, a Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), reforça a importância da disponibilização de livros didáticos. Esses livros contribuem para o processo de aprendizado dos alunos da rede pública estadual na educação básica, além de promover a confecção de materiais exclusivos.
A distribuição dos livros didáticos nas escolas de todo o estado para as redes municipal e estadual ocorre por meio de processo minucioso. Pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), promovido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), os livros passam por diversas etapas, desde a inscrição do material didático pelas editoras até seu recebimento nas escolas públicas. Assim, os livros, que normalmente chegam às escolas em meados de novembro, são distribuídos aos alunos no início do ano letivo seguinte.
Em seguida, os livros passam por um ciclo de utilização de aproximadamente quatro anos, sendo repassados entre as turmas de alunos. Ao fim de cada ano letivo são devolvidos às escolas por meio de campanhas de conscientização. Essa iniciativa, realizada anualmente pela Seed e escolas estaduais, busca sensibilizar estudantes, professores e pais sobre a importância da devolução dos livros didáticos em bom estado de conservação, garantindo sua reutilização por novos alunos matriculados.
O coordenador da Divisão de Apoio à Leitura e à Gestão do Livro, do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dalegel/Dase), Marcos Vinícius Melo dos Anjos, destaca a relevância da utilização do material didático nas escolas da rede. “Os livros utilizados têm um conteúdo específico, direcionado aos componentes curriculares, as conhecidas disciplinas. Esses componentes têm conteúdos que precisam ser trabalhados para atender não apenas ao currículo estabelecido pela Seed, mas também à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Desse modo, o material se torna um recurso de extrema importância para o estudante, pois permite o acompanhamento das aulas ministradas pelos professores”, comenta Marcos Vinícius.
Exclusividade
Para o ano letivo de 2025, a Seed, em parceria com a Saber Soluções Educacionais, desenvolveu um material didático de Língua Espanhola especialmente para a rede pública estadual. Ao observar que o espanhol é um componente curricular obrigatório no estado e que entre 60% e 70% dos estudantes da rede escolhem essa língua no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi elaborado um livro para atender às necessidades de professores e alunos.
“Considero que a utilização de um material exclusivo é fundamental para oferecer conteúdos alinhados à realidade dos alunos, promovendo maior engajamento, integração cultural com países vizinhos e desenvolvimento de competências linguísticas essenciais para ampliar oportunidades educacionais e sociais. Poder proporcionar aos nossos estudantes um material como esse é uma conquista construída a várias mãos, visando ao fortalecimento do ensino-aprendizagem da língua espanhola”, afirma Ronney Marcos Santos, assessor pedagógico do gabinete do Departamento de Educação (DED).
Foto: Seed