A Secretaria de Estado da Educação e o Ministério Público Estadual realizaram o Censo Educacional, no período de 25 a 18 de agosto, em Itaporanga D´Ajuda, município circunscrito à Diretoria Regional de Educação 8. O objetivo da atividade é identificar crianças e adolescentes fora da escola, crianças que não têm certidão de nascimento e crianças com problemas de vulnerabilidade social, além de orientar os familiares ao ingresso dos jovens no sistema educacional e a retirada de documentos, amparados pela legislação.
Ao todo, foram contabilizadas 11.232 famílias, sendo 4.129 na zona urbana e 7.103 famílias na zona rural. Na primeira fase do Censo foi sede dos trabalhos o Colégio Estadual Felisbelo Freire, localizado na zona urbana. Foram entrevistados mais de 380 estudantes das redes estaduais e municipais. Na segunda fase, técnicos do Censo Escolar entrevistaram 625 jovens da zona rural. Também estão sendo observados os dados de evasão das redes municipais e estaduais nos municípios indicados pelo Inep.
De acordo com Selma Siqueira, coordenadora do Censo Escolar, os dados ainda estão sendo computados para que sejam averiguadas ações na promoção das diversas melhorias no tocante ao contexto educacional.
“A iniciativa integra a comunidade e também ajuda o município a direcionar as ações referentes ao Plano de Educação. É de suma importância reduzirmos o índice de analfabetismo”, salienta a professora.
Fonte: Ascom/SEED