Nesta terça-feira, 11, a Secretaria Municipal de Educação de Aracaju marcou presença no “Sergipe na Idade Certa”, encontro do Programa Estadual de Correção do Fluxo Escolar do Ensino Fundamental, promovido pelo Governo do Estado. Realizado na Biblioteca Epiphanio Dória, o evento reuniu secretários municipais de todo o estado para discutir a distorção idade-série.
A distorção idade-série é uma realidade presente em diversas regiões do país, e não apenas em Sergipe. Trata-se de um problema estruturante na cultura escolar, influenciado por fatores que vão além do contexto das escolas, como o histórico de repetência, especialmente para alunos com dois anos ou mais de atraso escolar.
A consultora extraordinária da Secretaria Municipal de Educação de Aracaju, Dayse Prado, também participou do encontro. “O contato com os diversos municípios é fundamental para trocar experiências e pensar em melhores maneiras de proporcionar uma aprendizagem adequada à faixa etária dos alunos”, afirmou a consultora. A Educação de Aracaju tem como compromisso diminuir os índices de distorção idade-série, contribuindo para uma educação mais sólida e inclusiva.
De acordo com Erivaldo Alves, diretor do Ensino Fundamental da Secretaria de Estado da Educação, “o objetivo do encontro é corrigir a distorção não só na rede estadual, mas também em parceria com os municípios”.
Foto: AAN