Durante o mês das crianças, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), levará assistência qualificada, fiscalização de alimentos e atividades lúdicas durante os 20 dias da Vila da Criança, na praça de eventos da Orla de Atalaia. A Vila é aberta ao público e iniciou suas atividades nesta segunda-feira, 7, seguindo até o dia 26 de outubro, com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) e da Vigilância Sanitária Estadual.
Durante todos os dias de programação da Vila da Criança, o Samu irá prestar assistência ao público. Ao todo, serão 40 profissionais envolvidos, bem como uma Unidade de Suporte Básico (USB) com um condutor e um técnico de enfermagem. Além disso, a Central de Regulação de Urgências (CRU) estará de prontidão e em canal prioritário para o atendimento em situações de urgência e emergência.
No que se refere à prevenção, o Samu também realizará atividades lúdicas como visita guiada até a viatura com apresentação de noções básicas de primeiros socorros; simulações realísticas e vídeo educativo sobre cuidados contra acidentes domésticos.
De acordo com o superintendente do Samu, Ronei Barbosa, o serviço estará com uma equipe de retaguarda para o devido suporte. “Caso alguém apresente um ferimento ou passe mal, nossos profissionais estarão à disposição para fazer o atendimento necessário”, destacou o superintendente.
Fiscalização de alimentos
O público que for prestigiar a Vila da Criança poderá ficar tranquilo, também, em relação ao consumo de alimentos no ambiente da festa. A equipe da Vigilância Sanitária Estadual estará de prontidão com a fiscalização de alimentos, como caráter de prevenção a fim de assegurar o melhor funcionamento dos serviços, seja na sua estrutura física, organização e higienização das áreas de manipulação de alimentos; fluxo de drenagem das águas pluviais a fim de evitar empoçamentos; uso de equipamento de proteção individual como toucas, luvas, sem brincos, anéis, correntes, pulseiras.
A fiscal de alimentos Michelli Rios frisou que a Vigilância estará presente no evento a fim de verificar as condições sanitárias dos alimentos. “Estaremos assegurando que as comidas comercializadas na Vila sejam manipuladas de forma segura, seguindo as boas práticas de fabricação, para que todas as pessoas possam aproveitar a festa da melhor maneira”, disse Michelli.
Vila da Criança
A Vila da Criança conta com uma programação que inclui atividades lúdicas, culturais, recreativas, além de muita comida, teatro e cinema. A empresária Tainá Guimarães é mãe atípica e levou o seu filho Bryan, de 6 anos, para aproveitar o espaço. “Essa Vila é um marco importante para todas as crianças típicas e atípicas, e ver como o Governo de Sergipe se preocupa em incluir os nossos pequenos é gratificante. Além disso, saber que existe a fiscalização de alimentos nos traz mais um alívio em consumir qualquer item”, elogiou a empresária.
Já a estudante Laura Andrade aproveitou o primeiro dia da Vila para conhecer toda a programação. “Está tudo muito lindo, e é claro que não perdi a chance de comer a maçã do amor que eu adoro. Estou encantada com cada atração”, contou.
A Vila da Criança é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasic) e da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), com patrocínio do Banco do Estado de Sergipe (Banese) e apoio da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), Netiz e Energisa.