quarta-feira, 16, julho/2025
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Saúde

Secretaria da Saúde disponibiliza vacina contra Covid-19 atualizada aos municípios sergipanos

29 de outubro de 2024
in Saúde
0
Secretaria da Saúde disponibiliza vacina contra Covid-19 atualizada aos municípios sergipanos
Share on FacebookShare on Twitter

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) inicia nesta segunda-feira, 28, a distribuição da vacina contra a Covid-19 atualizada para a cepa XBB 1.5, subtipo da variante Ômicron, aos 75 municípios sergipanos. Neste momento, a campanha é voltada para crianças e grupos prioritários, conforme o cronograma de envio de doses pelo Ministério da Saúde.

“A nova remessa da vacina chegou com um total de 16.800 doses, o que não é suficiente no momento para atender a demanda espontânea dos municípios. Porém, o quantitativo está sendo dividido de forma gradual para todos os 75 municípios do nosso estado. Nenhum município deixará de receber a vacina”, pontuou a gerente interina do Programa de Imunização da SES, Ilani Paulina.

Ilani também explicou o motivo da distribuição estar sendo feita de forma gradual. “A vacina, depois que sai do ultracongelamento, dura 30 dias. Então, a orientação é que à medida que for consumido o estoque, o município informe que está precisando de mais imunizantes”, disse ela.

Orientações

A recomendação vai priorizar crianças de 6 meses a menores de 5 anos e os grupos prioritários que possuem maior risco de desenvolver as formas graves da doença. São os casos de idosos acima de 60 anos, pessoas imunocomprometidas, gestantes e puérperas, que receberão a aplicação da dose a cada seis meses.

O vírus da Covid-19 possui alta transmissibilidade e não se diferencia de outras doenças respiratórias. Por isso, a principal medida de prevenção contra o aumento de casos da doença é a ampliação da cobertura vacinal entre a população. Os imunizantes serão disponibilizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Em caso de aparecimento de sintomas é importante realizar a coleta por meio de um teste rápido, ou via PCR caso a pessoa esteja em um ambiente hospitalar ou em uma unidade de saúde. Além disso, a utilização de máscara em ambientes de alta circulação é imprescindível para evitar a transmissão e o agravamento no número de casos, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Foto: Ascom SES

Notícias Relacionadas

Secretaria de Saúde realiza o 2° colegiado da Rede de Atenção Psicossocial de Sergipe de 2025

Saúde de Aracaju garante suplementação de cálcio para gestantes em todas USFs do município

Mais de 100 procedimentos foram realizados em um mês de funcionamento do Centro de Hemodinâmica do H...

Saúde realiza ação de conscientização sobre importância da vacinação

Saúde de Aracaju faz chamamento público para ampliar serviços de diagnóstico oftalmológico

Médica com autismo transforma vivência com filha em trajetória de cuidado às crianças neuroatípicas

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato