Ações buscam fortalecer a educação no município
A Secretaria da Educação de Nossa Senhora do Socorro deu início à Jornada de Estudos para Gestores Escolares, com o tema Gestão Efetiva em Tempos de Mudanças. O encontro marca o lançamento do Programa de Gestão de Aprendizagem, uma iniciativa voltada ao fortalecimento do ensino no município, com foco especial na alfabetização.
A jornada tem como principal objetivo promover um diálogo entre os gestores das escolas municipais, apresentando diretrizes e estratégias da nova gestão. Durante a programação, foram reforçados a importância da organização escolar e o compromisso com uma educação de qualidade.
Com a proposta de garantir um ensino mais eficaz, que desenvolva as habilidades de leitura, escrita e compreensão dos alunos, a Secretaria da Educação apresentou sua equipe técnica e conduziu discussões sobre práticas pedagógicas e administrativas.
“Estamos lançando a Jornada de Estudo para Gestores Escolares, inserindo diretores e coordenadores nesse contexto, porque a cada ano letivo precisamos renovar o nosso olhar para as ações pedagógicas e administrativas, que vão elevar a qualidade da aprendizagem dos nossos estudantes. Então, esse momento vem para orientar e apresentar o tema e as propostas pedagógicas da Secretaria da Educação para o ano letivo de 2025”, destacou um dos representantes da pasta.
A secretária da Educação, Adriana Carvalho, ressaltou a importância do evento para o alinhamento entre os gestores municipais e a implementação de novas estratégias voltadas à educação infantil. “Estamos trazendo um novo olhar também para a alfabetização dos nossos alunos, discutindo com os responsáveis pelas escolas, que muitas vezes são o segundo lar de cada criança”, afirmou. Durante o discurso, ela ainda citou Paulo Freire: “A alfabetização é mais, muito mais, do que ler e escrever. É a habilidade de ler o mundo”. Segundo Adriana, esse é o propósito da nova gestão: fortalecer o ensino desde a base para garantir uma educação de qualidade.
Programa Gestão de Aprendizagem
Lançado nesta segunda-feira (3), o programa foi estruturado em três pilares para oferecer um suporte mais sólido ao aprendizado de crianças e jovens da rede municipal de ensino.
“Nós temos o eixo de formação continuada, voltado aos professores e diretores das escolas. Eles irão receber uma mentoria específica no primeiro momento. Já o segundo pilar é o eixo do planejamento estratégico, ou seja, precisamos criar um caminho ou um guia para fazer com que a educação funcione de forma estruturada. E para finalizar, temos como eixo três o acompanhamento intersetorial, promovendo um movimento sistematizado em nossas escolas”, explicou um dos representantes da iniciativa.
Repercussão
O evento reuniu diretores das 48 escolas municipais, que destacaram a relevância do encontro para o aprimoramento da gestão escolar e a implementação de novas diretrizes pedagógicas.
“Um momento como esse é de grande valia, pois nos permite planejar e complementar o que já vinha sendo feito nas escolas, considerando suas realidades e aplicando de forma uniforme em toda a rede municipal”, avaliou Ítallo Rangell, diretor da Escola Municipal Major João Teles.
Para Josenaldo Vieira, diretor da Escola Municipal José do Prado Franco, a jornada representa um avanço significativo para o planejamento escolar. “A escola tem como papel fundamental compreender o processo de ensino e aprendizagem. Além disso, são em reuniões como essa que conseguimos desenvolver a educação do nosso município”, ressaltou.
Já Ana Maria Rodrigues, diretora da Escola Municipal Parquinho Amarelo, expressou entusiasmo com a iniciativa. “Há muito tempo não temos essa interação com os colegas. Estamos eufóricos, porque nunca tiveram esse olhar para nós. É um novo planejamento, uma nova didática e uma nova esperança de dias melhores, com uma educação promissora em Nossa Senhora do Socorro”, afirmou.
Presenças
O evento contou com a presença do prefeito municipal, Samuel Carvalho, e de outras autoridades, como o secretário da Família, da Inclusão e da Assistência Social (SEMFAS), Gledson Oliveira, e a secretária da Saúde (SMS), Adriana Menezes. Ambos destacaram a importância do trabalho conjunto entre as pastas para garantir assistência integral às crianças e adolescentes do município.
Foto: Milton Carvalho
Fonte: Assessoria de Comunicação