A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do Departamento de Alimentação Escolar, realizou, nesta terça-feira, 22, um encontro com os gestores de escolas de ensino integral da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), a fim de pautar temas necessários a respeito da alimentação ofertada nas escolas. Dentre os assuntos discutidos, estão o manual de boas práticas, a manipulação correta dos alimentos, organização dos produtos nos depósitos e freezers, entre outros.
A diretora do DAE, Lucileide Rodrigues, comenta sobre o objetivo dos encontros realizados. “Esse é o momento de estreitar laços com os diretores das escolas integrais. Começamos com as integrais de Aracaju, e posteriormente continuaremos com os outros ensinos e outras diretorias regionais. Esse encontro é importante para a gente entender as demandas de cada escola, e cumprir o nosso trabalho no Departamento de Alimentação Escolar, que é monitorar uma alimentação saudável para os nossos alunos”, diz a diretora.
Para o gestor do Centro de Excelência Professora Ofenísia Soares Freire, Dayvid Figueiredo, o momento de diálogo direto com a equipe do DAE atende a uma demanda já percebida anteriormente. “Essa aproximação do departamento às escolas é de extrema importância. A gente vê essa necessidade já há algum tempo, porque quando se fala em alimentação escolar a gente tem que ter o maior cuidado. E com o auxílio de pessoas que são capacitadas, como as nutricionistas, nós podemos propiciar um ambiente muito agradável e acolhedor para a distribuição dos alimentos aos nossos estudantes”, comenta.
Para o chefe do Setor de Alimentação Escolar da Diretoria de Educação de Aracaju, Fernando Cabral, a realização de reuniões como essa é importante para a garantia de uma alimentação escolar de excelência. “A gente sabe que o aluno sem a alimentação e a nutrição adequada, ele não rende tanto. Então, eu acredito que esse estreitamento de laços entre a DEA e os diretores das escolas vai aproximar ainda mais as relações entre fornecimento de alimento e a demanda de que a escola precisa para que seja feita a entrega de acordo com sua necessidade real”, diz,
O próximo encontro será realizado na sexta-feira, 25, com gestores de escolas de ensino regular.
Foto: Izabela Campos