A iniciativa contempla todas as escolas da rede estadual
A matrícula online, implantada em 2016, conseguiu acabar de vez com o problema das longas filas nas portas das escolas. E para o ano de 2017, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) apresenta aos sergipanos o novo portal com uma navegação ainda mais fácil.
A iniciativa reflete como um avanço na melhoria da qualidade do ensino. Além disso, trata de forma igualitária todos os estudantes, pois extinguiu definitivamente com os privilégios no que se refere à obtenção das vagas nas instituições da Rede Pública de Ensino.
Conforme destaca o diretor da Coordenadoria de Informática (Codin), Alexandre Veras, a matrícula online é uma ação que permitiu aos sergipanos o acesso mais democrático à educação. “A Matrícula online é uma ação do governador Jackson Barreto, implantada na gestão do secretário Jorge Carvalho, a qual foi de suma importância para o cenário educacional do estado de Sergipe, pois acabou com um problema que atormentava os pais e alunos: as longas filas às portas das escolas”, reconhece.
Aprimoramento no Portal da Matrícula
O Portal conta com novas telas, o que facilita o acesso e simplifica ainda mais a realização da matrícula. De acordo com Alexandre Veras, as alterações realizadas no portal da matrícula são a prova de que a Seed sempre pensa em ações que priorizam a melhoria da qualidade do ensino. “Existe uma preocupação com o aprimoramento do sistema para facilitar a vida dos professores, alunos e comunidade em geral”, declara.
Treinamento nas DREs
Do dia 20 de dezembro de 2016 até o dia 5 de janeiro de 2017 os técnicos da Codin visitaram todas as Diretorias Regionais de Educação (DREs) apresentando o novo portal e a portaria, com o objetivo de dirimir dúvidas acerca da Matrícula 2017.
“É importante enfatizar que o treinamento e apresentação foram realizados para que os técnicos, professores e coordenadores estejam aptos a orientar os pais e alunos no caso de possíveis dúvidas”, comenta Veras.
Calendário
A nova portariapara a matrícula 2017 estabelece que até o dia 15 de janeiro todas as escolas da rede estadual devem, obrigatoriamente, apresentar o cronograma no portal com informações do período de matrícula. Cada escola tem um calendário específico de acordo com o final do ano letivo.
Realização da Matrícula e documentação
Para efetuar a matrícula dos novos alunos na rede pública estadual, basta o pai ou responsável acessar o link do Portal da Matrícula ( matriculaonline.seed.se.gov.br/EspacoDoAluno ), em seguida procurar o nome da instituição escolar em que pretende estudar, verificar se a unidade de ensino já está com as matrículas abertas e se há vagas.
Os discentes que efetuarem a matrícula online têm até o primeiro dia de aula para entregar a documentação na secretaria da escola, a saber: Ficha de matrícula assinada pelo estudante, registro civil ou identidade, CPF (para os alunos do Ensino Médio/ quando houver), comprovante de residência/ quando houver, documento de escolaridade (histórico escolar ou declaração com validade de 30 dias), termo de responsabilidade, procuração em favor do responsável pela matrícula, caso não sejam os genitores, cartão de vacinação para as crianças de até seis anos de idade e foto 3X4.
Serviços
Vale enfatizar que a equipe da Codin tem feito visitas às escolas da rede estadual de ensino da capital e do interior para realizar as manutenções preventivas e corretivas nos laboratórios de informática, a fim de garantir que no ato da matrícula os equipamentos e sistema estejam funcionando perfeitamente.
Com o objetivo de auxiliar ainda mais os estudantes e responsáveis no momento da matrícula online, a Seed disponibiliza um chat virtual (atendimento feito de forma online por profissionais altamente capacitados) no espaço ‘Portal da Matrícula’, para oferecer informações e dirimir as dúvidas, que também podem ser solucionadas por meio da central de atendimento ou pelo telefone 0800 285 5321.
Fonte: Ascom/SEED