Em todo o Brasil, mais de mil cidades estão na mesma situação. O Nordeste é a região mais afetada.
Com a temperatura aumentando e a chuva demorando a cair em muitas cidades, mais de mil municípios (1.548) em todo o Brasil tiveram situação de emergência reconhecida pelo Ministério da Integração Nacional. Em Sergipe, dos 75 municípios, 14 tiveram a situação decretada e reconhecida. Os dados do ministério foram atualizados no final do mês de setembro.
O reconhecido dado pelo Ministério garante acesso a recursos federais para tentar controlar os efeitos da seca, mas, em muitos casos, os recursos não são suficientes e a situação se complica.
Em três cidades de Sergipe, por exemplo, o estado de emergência foi informado ainda em 2015 e, neste ano, voltou a ser decretado e reconhecido. Com o agravamento da situação em muitas cidades, os prejuízos são sentidos com intensidade, como com a perda de 80% da safra de milho do estado.
Entre as regiões do país, o Nordeste é a mais atingida, mas, as demais regiões também estão sofrendo com a seca. Ao todo, cinco municípios teve estado de calamidade pública reconhecido, sendo eles em Minas Gerais (1), Paraná (3) e São Paulo (1).