sexta-feira, 27, junho/2025
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Política

SE deve contar com Comissão em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência

8 de fevereiro de 2022
in Política
0
SE deve contar com Comissão em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência
Share on FacebookShare on Twitter

A deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) sugeriu, através de Projeto de Resolução, que seja criada, no âmbito do Estado de Sergipe, a Comissão em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência. “A nossa proposta visa criar uma comissão permanente, tendo por objetivo discutir as matérias relativas às pessoas com deficiência, de modo a dar a devida importância ao tema e ajudar na promoção dos direitos e liberdades fundamentais garantidos pela Constituição Federal a todos os brasileiros”, explicou a parlamentar.

De acordo com o Projeto, já protocolado na Assembleia Legislativa, a Comissão deve atuar no sentido de planejar, zelar, articular a estratégia do Poder Legislativo na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, acompanhando e fiscalizando as políticas públicas que existem em âmbito estadual.

Dentre as atribuições da Comissão estão opinar e emitir pareceres sobre proposições relativas às políticas para pessoas com deficiência; promover a defesa dos direitos dessa camada da população; fiscalizar e acompanhar programas governamentais relativos aos seus direitos, bem como estudar e propor políticas públicas para a ampliação desses direitos.

Também deve receber, avaliar e investigar denúncias relativas à ameaça ou à violação dos direitos desses cidadãos; promover eventos destinados a diagnosticar e analisar problemas enfrentados por eles; gerar iniciativas que couberem a ao Legislativo, conforme preconiza a Convenção da Organização das Nações Unidas sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, ratificada pelo Brasil.

O PR, que deve ser apreciado em breve pelos parlamentares da Casa, sugere, também, a viabilização, incentivo e fomento de pesquisas e/ou estudos científicos, que visem melhorar as condições de vida das pessoas com deficiência; acompanhar ações tomadas em âmbito nacional e internacional por instituições multilaterais, nas áreas da tutela da pessoa com deficiência.

Ainda deve acompanhar as atuações dos Conselhos de Direitos das pessoas com deficiência, instalados no Estado e nos Municípios; articular parcerias entre os Poderes Legislativo e Executivo, Municípios e sociedade civil para a promoção de ações em defesa dos direitos da pessoa com deficiência.

Por Assessoria Parlamentar

Notícias Relacionadas

Prefeito de Propriá, Luciano recebe visita do senador Laércio Oliveira

Kitty Lima denuncia venda ilegal de fogos de artifício e cobra fiscalização

Deputado faz apelo para melhorias em rodovia entre Neopólis e Japoatã

Deputado faz apelo à Prefeitura de Aracaju pela não remoção Food Trucks na Orla de Atalaia

Projeto de Lei de Nitinho cria a política nacional de saúde mental nas escolas públicas

Marcelo Sobral comenta avanços em obras da Iguá e festejos no Sertão

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato