Entre as principais medidas estão higienização das mãos, uso de EPIs, fiscalização da limpeza e desinfecção de artigos e superfícies
O 15 de maio foi instituído por meio da lei 11.723/2008 como Dia Nacional do Controle de Infecções Hospitalares, com o objetivo de conscientizar autoridades sanitárias, gestores e profissionais de saúde sobre a importância da prevenção e controle das infecções em serviços de saúde. Em virtude da data, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforça a importância da adoção de práticas seguras no manejo adequado dos pacientes.
Entre as principais medidas para a prevenção de infecções estão a higienização das mãos, adoção de medidas de precaução, uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI), controle do uso de antimicrobianos, implementação de medidas adequadas de limpeza e desinfecção de artigos e superfícies. Com isso, a ideia é assegurar uma assistência de qualidade e segurança para o paciente.
Hellen Mendonça, gerente estadual da Coordenação de Segurança do Paciente e Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde, explicou que as Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIHs) nos serviços de saúde são responsáveis pelas ações de prevenção e controle de infecções.
“Dentre as ações realizadas pelas CCIHs estão o monitoramento e vigilância epidemiológica, controle de antimicrobianos, contenção de surtos, desenvolvimento de protocolos e diretrizes, educação e treinamento de profissionais, auditoria e avaliação”, disse ela, que também é enfermeira especialista em Segurança do Paciente.
Para marcar o Dia Nacional do Controle de Infecções Hospitalares, foram convidadas as CCIHs dos serviços de saúde hospitalares do estado, sejam eles de natureza pública, filantrópica ou privada, para registrar o momento por meio de uma foto oficial com. O intuito foi evidenciar a importância desses profissionais que realizam o controle das infecções no Estado. “Uma CCIH atuante faz toda a diferença no serviço de saúde, minimizando riscos, diminuindo custos, proporcionando a alta em menor espaço de tempo e oferecendo assim uma assistência segura à população”, ressaltou Hellen Mendonça.
Conscientização
Com o objetivo de ampliar a conscientização sobre a importância da higienização correta das mãos e do controle de infecção hospitalar, o Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) realizou mais uma ação educativa nos setores da unidade hospitalar. A iniciativa ocorrida nesta quinta-feira, 15, é alusiva ao Dia Internacional de Higiene das Mãos, celebrado no dia 5 de maio, e ao Dia Nacional de Controle da Infecção Hospitalar.
A ação foi promovida pelo Núcleo de Epidemiologia, Segurança do Paciente e Infecção Hospitalar (NESPIH) e contou com a mobilização de diversos setores do Huse. “Unimos os dois dias e fizemos uma ação nas áreas assistenciais lembrando que a higiene das mãos é a medida isolada mais eficaz de combate à infecção hospitalar, além de ser de baixo custo”, destacou Isabel Cordeiro, fisioterapeuta e membro do NESPIH.
Durante a ação, profissionais das mais diversas áreas da Saúde que atuam no hospital receberam orientações e participaram de jogos informativos para fortalecer as melhores práticas e os cuidados importantes para a prática profissional.
Ao longo dos meses, o Huse tem fortalecido a segurança do paciente e estimulado a execução de processos seguros para a melhoria contínua da qualidade da assistência, ampliando o conhecimento e orientando equipes assistenciais quanto às melhores práticas e metas de segurança.
Fonte: ASN