O município de Tobias Barreto, na região centro-sul de Sergipe, conta com serviços qualificados ofertados pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) São Vicente de Paulo, equipamento gerenciado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Para fortalecer a unidade, foram enviados durante o ano, equipamentos e mobiliários com o objetivo de qualificar ainda mais o serviço e proporcionar conforto aos pacientes.
Entre os itens, a unidade recebeu neste ano um sistema de digitalização de imagem de raio-x, oxímetro portátil, ar condicionado, camas elétricas, cadeiras, longarinas entre outros. Os equipamentos vêm garantindo o fortalecimento do fluxo na unidade de saúde. Nesta quinta-feira, 14, o secretário de Estado da Saúde, Cláudio Mitidieri, visitou a UPA e dialogou com a equipe técnica sobre o planejamento para os próximos meses.
“A UPA é de extrema importância para a região e queremos cada vez mais fortalecer a unidade para a população. Estamos empenhados em garantir a qualidade do atendimento para os tobienses e região. Ainda neste ano, outras entregas estão previstas, como uma ambulância que irá melhorar o serviço e transporte dos pacientes, bem como a autorização do credenciamento de profissionais, fundamental para ofertar um serviço de saúde humanizado”, destacou o secretário.
Na ocasião, a superintendente da unidade, Ellen Caroline Oliveira, agradeceu a visita do secretário e salientou que a UPA de Tobias Barreto se destaca por ser a principal unidade de atendimento hospitalar da região do Vale do Rio Real, em Sergipe, que abrange os municípios de Tobias Barreto, Itabaianinha, Tomar do Geru, Poço Verde e Cristinápolis. “A UPA é a maior unidade de saúde dessa região, com mais de três mil atendimentos por mês, com serviço de urgência e emergência 24 horas, onde nós temos disponíveis o serviço de raio-x, de ECG, exames laboratoriais e suturas”, disse.
Atendimentos
A Unidade de Pronto Atendimento é um equipamento de saúde que funciona 24h por dia e sete dias por semana. Na UPA de Tobias, a estrutura física conta com sala de estabilização completa, sala de observação pediátrica, sala de observação masculina e feminina, sala de isolamento, sala de soroterapia e medicação.
No que se refere a atendimentos, a UPA São Vicente de Paulo, no período de janeiro a outubro deste ano, atendeu 38.140 pacientes da região, realizou 9.478 exames laboratoriais, 5.477 radiografias e 412 suturas.
As UPAs prestam atendimentos resolutivos e qualificados aos pacientes acometidos por quadros agudos de natureza clínica. Além de realizar o primeiro atendimento aos casos de natureza cirúrgica, estabilizando os pacientes e realizando investigação diagnóstica inicial de modo a definir a conduta necessária para cada caso. A unidade também garante o referencialmente dos pacientes que necessitarem de atendimento.
Foto: Valter Sobrinho