A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Lagarto realizou, nesta quarta-feira, 15, uma ação voltada à saúde bucal de crianças atípicas atendidas pelo Ambulatório Integrar. A iniciativa, conduzida por profissionais da odontologia, teve como foco orientar pais e cuidadores sobre a escovação correta e tornar esse cuidado mais acessível e lúdico para as crianças, promovendo também acolhimento às famílias.
De acordo com a cirurgiã-dentista Iole Larina, a atividade foi pensada como um momento de educação e prática. “Crianças atípicas muitas vezes têm mais dificuldade em aceitar a escovação. Então, além de orientar os responsáveis, queremos criar formas lúdicas e efetivas de introduzir essa rotina”, afirmou. A profissional reforça que pais e cuidadores também precisam de suporte para lidar com essas situações no dia a dia.
Mães de crianças assistidas pelo Ambulatório Integrar destacaram a importância da ação. Maiara Martins, mãe de Arthur Gabriel, de 8 anos, relatou que o filho enfrenta resistência na hora de escovar os dentes. “Talvez ouvindo do dentista, ele passe a entender melhor. Às vezes, o que a gente fala em casa não surte efeito, mas vindo de um profissional, ele pode absorver”, comentou.
Já Débora Santos, mãe da pequena Thaylla Heloa, de 2 anos, destacou a evolução no atendimento do local. “Agora tem psicólogo, outros terapeutas… tá bem melhor. E essa ação é importante para ensinar desde cedo a escovar direitinho”.
Ambulatório Integrar: referência no cuidado com crianças autistas
O Ambulatório Integrar é hoje uma das principais referências no atendimento de crianças com transtorno do espectro autista em Lagarto. De acordo com Seyla Martins, gerente da unidade, o espaço acolhe crianças de 3 a 18 anos, oferecendo acompanhamento contínuo com uma equipe multiprofissional composta por terapeuta ocupacional, psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta, psicopedagoga e fonoaudióloga.
“É um local de acompanhamento. Aqui damos suporte e continuidade às terapias. E ações como essa da saúde bucal são fundamentais porque muitas dessas crianças têm resistência a certos estímulos. Ensinamos as famílias a lidarem com essas situações em casa, o que contribui muito para o desenvolvimento das crianças e o bem-estar das famílias”.
Selo UNICEF
O município de Lagarto integra a edição 2025–2028 do Selo UNICEF, comprometendo-se com metas concretas e estratégicas que envolvem ações intersetoriais nas áreas de saúde, educação e assistência social, meio ambiente e cultura.
O Selo UNICEF é um reconhecimento internacional concedido a municípios brasileiros que mais avançam na garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
Além das ações voltadas para as crianças e os adolescentes, vinculadas ao Planejamento Estratégico da gestão municipal, a exemplo do Programa Bom Dia Feliz, Lagarto também percorrerá uma série de atividades com foco na conclusão do ciclo 2025-2028 do Selo UNICEF.