O Centro de Especialidades Médicas (CEMAR) e o Centro Especializado em Reabilitação (CER II), vão muito além de diagnósticos e tratamentos. Esses espaços oferecem serviços como reabilitação, habilitação e acesso à tecnologia assistiva, atendendo pessoas que buscam mais autonomia e bem-estar. Duas unidades fundamentais para a saúde e qualidade de vida em Aracaju.
Na última sexta-feira, dia 10, a secretária municipal de saúde, Débora Leite, esteve nas unidades para ouvir as necessidades das equipes e traçar estratégias de melhoria nos serviços prestados. “Apesar de alguns desafios, há um grande compromisso em atender a população da melhor forma possível. A gente vê que é um trabalho feito com amor, que eles realmente amam o que fazem”, destacou a secretária.
A visita, além de um gesto de proximidade com os profissionais, reforça a determinação da gestão municipal em aprimorar os serviços e garantir um atendimento ainda mais eficiente e humanizado. Durante a visita, Débora Leite identificou pontos que precisam de atenção, como a divulgação dos serviços oferecidos e a ampliação do registro de produção junto ao Ministério da Saúde.
Essa estratégia, segundo a secretária, será essencial para captar mais recursos e, assim, melhorar tanto a estrutura quanto a remuneração dos profissionais especializados. ” Estamos comprometidos em fazer os ajustes necessários para otimizar o serviço e valorizar as equipes. Esses profissionais enfrentam muitas dificuldades, mas demonstram um amor incondicional pelo que fazem”, salientou.
Luciana Araújo, coordenadora do CEMAR, evidenciou um dos maiores obstáculos enfrentados pela unidade: a ausência de pacientes aos retornos e/ou consultas. “Quando os pacientes deixam de comparecer às consultas ou não procuram autorização a tempo, isso atrasa os atendimentos e prejudica o funcionamento do serviço”, explicou.
Já no CER II, a gerente Márcia Karina destacou a abrangência do atendimento, que beneficia pacientes não só de Aracaju, mas de outros municípios do estado. Com uma equipe multiprofissional e parcerias importantes, como o convênio com o CER Siras e a APAE, o centro tem sido fundamental para a reabilitação de milhares de pessoas. “Com essa aproximação, temos a oportunidade de mostrar o que está funcionando e, principalmente, apontar o que pode ser melhorado”, afirmou.
A visita ao CEMAR e ao CER II é mais um passo dado na elaboração de políticas de fortalecimento do SUS e compromisso com a saúde pública de qualidade. “As ações em curso buscam atender mais pessoas e transformar esses espaços em referências de acolhimento e cuidado. Nossa missão é garantir que cada cidadão receba um atendimento digno, eficiente e que os profissionais sintam que seu trabalho é reconhecido e valorizado”, ressaltou a secretária Débora Leite.
Por Lucivânia Pereira/ Ascom SMS