quinta-feira, 11, setembro/2025
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Municípios

São Cristóvão: Secretária de saúde apresenta à câmara municipal prestação de contas do último quadrimestre de 2016

3 de maio de 2017
in Municípios
0
Share on FacebookShare on Twitter
phpThumb_cache_www.saocristovao.se.gov.br_srcf62d0d57a428ab3f69733a24f70e23f7_parde53b6ede8c6b8e91f2d7d859ea4001f_dat1493832388
Foto: Danielle Pereira

A secretária de Saúde de São Cristóvão, Joélia Silva Santos, apresentou à Câmara Municipal, na noite de terça-feira, 2, a prestação de contas do último quadrimestre de 2016 relativa à área da saúde. A exposição ao legislativo municipal segue a determinação prevista na Lei Complementar nº 141, de 2012, dando transparência às ações da gestão pública.

Iniciando a explanação, a secretária valorizou a oportunidade de compartilhar com os sancristovenses, por meio dos vereadores eleitos para representá-los, a realidade da saúde encontrada pela gestão atual, retratada de maneira significativa nos números relativos aos gastos e às ações realizadas no último quadrimestre do ano passado.

“Estamos cumprindo o dever como gestores municipais de oferecer à comunidade local o acesso às informações sobre a administração de São Cristóvão na área da saúde, seguindo a determinação legal da transparência pública e, consequentemente, controle social. A partir de agora teremos esses encontros de maneira sistemática, o que fortalecerá a participação popular na gestão municipal”, pontuou Joélia Santos.

Readequação do orçamento

No decorrer da apresentação, a secretária falou sobre as metas, as ações e os gastos em cada segmento da saúde no último quadrimestre de 2016 – atendimento básico, Saúde da Família, vigilância epidemiológica, vacinação, vigilância sanitária, farmácia, vigilância ambiental -, destacando também algumas iniciativas já tomadas pela atual administração.

A gestora ressaltou ainda as dificuldades enfrentadas pela cidade com a readequação do orçamento, já que, no exercício de 2016, São Cristóvão não cumpriu a determinação legal de aplicar no mínimo 15% da arrecadação na saúde – investiu apenas 12,75% -, o que levaria a suspensão dos repasses de transferência voluntárias e convênios do governo federal para o município.

“Para resolver a situação, evitando a suspensão, fizemos o condicionamento previsto na Lei 141/2012, que possibilitou a permanência das transferências voluntárias, sendo descontados valores relacionados a 15% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em cada decênio relativo ao condicionamento acatado pelo Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS), até atingir os valores não-investidos no ano anterior (2016), além de contabilizados os 15% previstos para aplicar em 2017 na saúde. Ou seja, até que seja regularizada a questão, São Cristóvão terá 30% dos recursos já comprometidos com a área da saúde”, explicou a secretária.

Conselho de Saúde

Durante a exposição, Joélia Santos falou também sobre a necessidade de regularizar o Conselho Municipal de Saúde, realizando as eleições para compô-lo. Este foi um passo determinante para a efetiva execução do planejamento para a área, já que todas as ações previstas devem ter o aval do conselho para que sejam executadas – os conselheiros já  tomaram posse na terça-feira, pela manhã.

A atividade na Câmara Municipal contou também com as presenças dos secretários da Fazenda, Eldro França; Planejamento, Orçamento e Gestão, Ademar de Oliveira Ribeiro; Infraestrutura, Thiago Souza; Agricultura e Meio Ambiente, Carlos Tadeu Rosa; Controladoria-Geral, Maria Auxiliadora Feitosa; e também o major Zé Luiz, além de servidores da saúde e da comunidade sancristovense.

Fonte: Ascom/Prefeitura de São Cristóvão

Notícias Relacionadas

Prefeito Samuel Carvalho lança programa ‘Alô, Comunidade’ com ampla participação popular no Santa Ce...

Areia Branca garante vacinação contra HPV para jovens de 15 a 19 anos

Estância abre Refis 2025 com descontos de até 100% em multas e juros

Lagarto celebra padroeira Nossa Senhora da Piedade com grande programação festiva

Moradores da Praia do Saco comemoram pavimentação asfáltica realizada pelo Governo do Estado

Governo de Sergipe apoia realização da 10ª edição do ‘Moda Mix’ em Itabaianinha

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato