Neste fim de semana, São Cristóvão sediou a 2ª etapa do Campeonato Sergipano de Jiu-Jitsu 2025. O evento esportivo aconteceu no Complexo Poliesportivo Ronaldo de Santana, localizado no bairro Eduardo Gomes. A competição foi realizada pela Liga Sergipana de Jiu-Jitsu com apoio da Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).

A etapa reuniu cerca de 450 atletas de várias cidades do estado, em disputas que abrangeram todas as categorias, desde o pré-mirim (a partir dos 4 anos) até o master (acima de 30 anos), com graduações da faixa branca à preta. Além das medalhas para os três primeiros colocados, foram distribuídos troféus e brindes.

Segundo o presidente da Liga, Daniel Oliveira, o campeonato também tem o objetivo de levar o jiu-jitsu para o interior do estado, como forma de descentralizar a modalidade, e dar oportunidade para que outras cidades prestigiem eventos como este.
“O Jiu-Jitsu tem crescido bastante no Brasil e no mundo. É um esporte que trabalha não só a parte física, mas também a confiança, o autocontrole e a autodefesa. Em tempos em que vemos tantos casos de violência nas redes sociais e na mídia, é importante que as pessoas tenham esse preparo. Claro que a gente nunca recomenda reagir, mas o Jiu-Jitsu ajuda muito nesse sentido de você se sentir mais seguro e saber se proteger em situações adversas”, compartilhou o presidente da Liga, referindo-se à segurança que o esporte proporciona a todos que o praticam.
Daniel acrescentou ainda que São Cristóvão foi a primeira cidade do interior sergipano a sediar o campeonato, e que a estrutura do complexo poliesportivo foi elogiada pela organização e pelos atletas. “A estrutura do ginásio aqui é excelente. É um espaço novo, bem ventilado, com arquibancadas confortáveis, banheiros e vestiários em ótimas condições. É um ginásio referência para o nosso estado, e foi muito legal poder trazer essa etapa para cá”.
Dymitry Matos, da categoria master e faixa preta, foi campeão em seu desafio. Professor de Jiu-Jitsu desde 2008, ele afirmou que o esporte é vida e parabenizou a estrutura do local. “O campeonato está excelente, bem organizado. A luta foi dura, o adversário é novo na faixa preta, então eu não conhecia muito bem o jogo dele, mas consegui vencer. Já havia competido aqui em São Cristóvão, mas essa foi a primeira vez nesse espaço, que tem uma estrutura muito boa, é arejado, um excelente local. Foi um acerto trazer a etapa para São Cristóvão”.
Segundo a secretária de Esporte e Lazer, Cida Lisboa, a realização do evento movimenta o público no complexo e gera ganhos para o comércio local. “É um evento que movimenta a cidade. Além dos esportistas, há os familiares e convidados, que aumentam o fluxo de pessoas e beneficiam o comércio local. Também representa um entretenimento e lazer diferente para os nossos moradores”.
Cida Lisboa, secretária de Esporte e Lazer
O prefeito da cidade, Júlio Nascimento, celebrou a realização do campeonato em São Cristóvão. “Construímos esse complexo poliesportivo justamente com esse objetivo: colocar nossa cidade no calendário esportivo do estado. Espero que todos aproveitem a oportunidade, desfrutem de um novo entretenimento, tenham contato com um novo esporte, que realmente movimenta nossa cidade e só traz benefícios”, concluiu.
Por Érica Xavier
Fotos: Heitor Xavier