Nesta quinta-feira, 13, a sede de São Cristóvão será palco de mais uma edição da Procissão do Fogaréu, tradição católica que simboliza os últimos dias de vida de Jesus Cristo, e que tem como particularidade ser protagonizada apenas por homens. Uma curiosidade é que a iluminação da cidade, durante a programação, será inteiramente apagada, sendo feita através de tochas, dando ao local uma sensação de antiguidade (da época em que não existia eletricidade). O evento começará às 21h, na Praça São Francisco, Centro Histórico, com a encenação da entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém. A Procissão do Fogaréu é organizada pelo Grupo G12 e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de São Cristóvão.
Ainda na Praça São Francisco (Patrimônio Histórico da Humanidade), serão reproduzidas cenas da Última Ceia de Jesus com os Apóstolos e o momento em que o Líder Cristão é traído por Judas. Em seguida, cerca de 200 homens seguem em procissão pelas principais ruas do Centro Histórico, passando pelas sete igrejas da cidade.
Fé e arte
Os penitentes percorrerão as ruas carregando tochas e vestidos com uma indumentária especial, simbolizando os fariseus e soldados que perseguiram Jesus. O vestuário é caracterizado por mantos brancos e capuzes de cores variadas. Além dos penitentes, a procissão é seguida pelos demais fiéis e visitantes da cidade. De volta à Praça São Francisco, ocorrerá o julgamento e a prisão de Jesus Cristo.
“O evento revela a grandiosidade da fé e o compromisso que temos com nossa comunidade. Não tenho nem palavras para expressar o que a Procissão do Fogaréu representa para todos nós. É muito emocionante, e compensa todo o trabalho, tudo que a gente vem fazendo. É uma mensagem de amor e fé”, disse o coordenador-geral do Grupo G12, Manoel Muniz.
De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água, Gaspeu Fontes, a Prefeitura Municipal valoriza a iniciativa religiosa e dará todo o suporte para manter viva essa tradição do povo sancristovense. “A procissão do Fogaréu já faz parte do calendário religioso e cultural do nosso município e do nosso Estado. É um momento em que recebemos visitantes de várias partes, o que contribui para a nossa economia, além de ser a expressão da religiosidade de um povo que se traduz na fé”, frisou.
Programação religiosa
A programação religiosa, que antecede a Procissão do Fogaréu, será iniciada (na quinta-feira, 13) às 19h, com a Missa de Lava-Pés na Igreja Nossa Senhora da Vitória (Matriz). Em seguida, ocorrerá a transferência do Santíssimo até a Igreja do Senhor dos Passos, de onde os fiéis se dirigirão até a Praça São Francisco, para acompanhar a Procissão do Fogaréu.
Por Jaime Neto