No próximo sábado, 13, a Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar o “Dia D” de vacinação contra a gripe influenza. A ação, que faz parte da 19ª Campanha Nacional, visa mobilizar mais pessoas para que se previnam contra a doença, levando em consideração o público específico que deve tomar a dose da vacina. Assim, as unidades básicas de saúde: Antônio Carlos Valadares, Maria Jose Figueroa, Sinval, Raimundo Aragão, Luiz Alves e Massoud Jalali estarão abertas das 8h às 17h vacinando os pacientes (veja abaixo quem deve se vacinar).
Segundo a diretora de vigilância em saúde de São Cristóvão, Danielle Rodrigues, a estimativa é que no município, até o final da campanha, sejam vacinados 16 mil pessoas. Por isto, o Dia D se faz importante para mobilizar de forma mais abrangente os cidadãos. “Pedimos que as pessoas compareçam ao Dia D e tomem a vacina. Fizemos um mapeamento das unidades levando em consideração a abrangência das áreas. Desta forma, estaremos atendendo pacientes que residem no Rosa Elze, Rosa Maria, Eduardo Gomes, Luís Alves, Centro Histórico, Alto da Divinéia, Parque Santa Rita e loteamento Lauro Rocha (e adjacências)”, disse.
Danielle ressaltou também que a campanha nacional, iniciada no último dia 15 de abril continuará acontecendo até o próximo dia 26 de maio. “O Dia D é para completar o cronograma de vacinação que já estamos realizando. A prevenção é o melhor remédio e precisamos que a população entenda a importância de comparecer a uma unidade de saúde mais próxima de sua residência para se proteger da gripe”, completou.
Participando pela segunda vez da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe Influenza, Maria de Lurdes Santana, 72, fez questão de comparecer para tomar a vacina. “Considero a vacinação importante, pois desde o ano passado, quando tomei pela primeira vez, não tive uma gripe sequer. Então, a vacina faz efeito sim. Já vi alguns conhecidos se preocupando com a vacina e parte deles sem querer tomar a dose, mas sempre aconselho a passar numa unidade de saúde para se proteger. Comigo surtiu efeito, então recomendo”, disse.
Quem deve tomar a vacina?
O SUS oferece gratuitamente a vacina contra a gripe influenza para: crianças de seis meses a menores que cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto), idosos (a partir de 60 anos), profissionais da saúde, povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional, portadores de doenças crônicas (e outras doenças que comprometam a imunidade) e professores de escolas públicas ou privadas.
Fonte: Ascom/Prefeitura de São Cristóvão