A Casa do Folclore Zeca de Norberto, localizada na praça São Francisco (Centro Histórico), abriga a exposição Festejos Juninos – uma mostra que apresenta os santos juninos: Santo Antônio, São João e São Pedro, mas com uma pegada mais didática.
De acordo com a organizadora da exposição, Maria da Glória, a ideia é conhecer os santos não somente pela festividade, mas principalmente, pela religiosidade. “O intuito desta exposição é que as pessoas se voltem à religiosidade. A tradição junina é mais fortemente explorada pela alegria, pelos festejos, pela colheita, mas aqui, narramos a história de cada um desses santos. É uma exposição informativa”, explicou Maria da Glória.
Para o diretor de turismo da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe-Água, Thiago Fragata, a exposição é um importante incentivo à valorização cultural de tradições em São Cristóvão, como a procissão de São Pedro, por exemplo. “Temos tradicional cortejo de abertura do período junino, realizado pelas Caceteiras. Existe também uma forte e antiga tradição da procissão de São Pedro, realizada pelos pescadores há mais de um século. É importante que as representações culturais, que estão fora do Centro Histórico, ganhem mais repercussão e reconhecimento”, acrescentou.
Maria Acácia dos Santos, mestra da Caceiteiras, Chegança, Samba de Coco e Caceteiras Mirins destacou a ação da Fundação Municipal de Cultura. “O mais importante dessa exposição é o incentivo e a valorização das tradições juninas”, disse a mestra, que desde o dia 1º de junho vem realizando cortejos comemorativos no município.
A mostra Festejos Juninos ficará aberta à visitação pública até dia 30 de junho. O horário de funcionamento da Casa do Folclore é de terça à sexta, das 8h às 16h. Aos sábados, o horário é das 10h às 14h. Aos domingos, das 9h às 13h.
Fonte: Ascom/Prefeitura de São Cristóvão