Termina na próxima sexta-feira, 26, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza.
Segundo a diretora de Vigilância em Saúde de São Cristóvão, Danielle Rodrigues, a Secretaria de Saúde instalou um ponto de apoio no Centro do município, na sede, para facilitar o acesso da população à vacina, que também está disponível, diariamente, nas seguintes unidades: Governador Antônio Carlos Valadares, sede, e Maria José Figueroa, Massoud Jalali e Antônio Florêncio de Matos, no Grande Rosa Elze.
“Além disso, estamos com um cronograma de vacinação nos povoados e para aquela parcela da população que está acamada. Estas últimas chuvas prejudicaram um pouco o trabalho, mas nossa meta é oferecer a máxima cobertura ao público a que é destinada a vacina”, explicou a diretora.
Ressaltando que o ponto de apoio de vacinação contra gripe influenza nesta terça-feira, 23, está suspenso por causa das chuvas, mas normalmente funciona na Farmácia Popular, localizada à rua Pedro Pereira Prado, 52, Centro, das 8 às 12h.
Prevenção
Integram o público-alvo da campanha de vacinação pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menor de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional.
A previsão é a de que serão vacinadas 54,2 milhões de pessoas em todo o país. São Cristóvão vacinou até o momento 5.670 pessoas, a meta prevista para o município são 16 mil pessoas.
A vacina contra gripe é gratuita, segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.
Fonte: Ascom/Prefeitura de São Cristóvão
Fotos: Danielle Pereira