Em sua segunda edição, a São Criativos: Feira de Artesanato do Grande Rosa Elze cresceu, na verdade dobrou de tamanho. É que no início de maio foram 26 expositores, e na noite do último sábado (10 de junho), a Praça da Igreja Nossa Senhora do Loreto, no Conjunto Eduardo Gomes, se transformou num verdadeiro arraial junino. Desta vez, 50 expositores compuseram o evento – que vem fomentado o comércio e a troca de experiências entre visitantes e artesãos. O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, conferiu os detalhes e, na ocasião, conversou com os moradores da região, avaliando a possibilidade de aumentar a frequência da feira.
“Todas as pessoas com as quais conversei estão satisfeitas e pedindo mais datas. Parece que o projeto vai crescer ainda mais. Agora, vamos consolidá-lo ainda mais, para que não seja algo passageiro, mas sim que gere emprego e renda para as pessoas, que faça congraçamento e torne as áreas abertas de nossa cidade, lugares vivos, mais humanos. Que a Feira São Criativos seja um ponto de encontro para amigos e famílias. Se a comunidade entender que o projeto deve ser semanal, nós trabalharemos para fazer isto acontecer. A prefeitura não fará algo superficial, imposto, mas se a população desejar entraremos com a estrutura necessária”, informou o prefeito.
Segundo explicou o diretor do trabalho da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (Semast), Melquíades Freitas, a organização precisou aumentar o número de barracas, demarcando um total de 50 vagas, devido a grande procura por parte dos expositores. “A São Criativos: Feira de Artesanato é um projeto novo e que vem crescendo a cada edição. As pessoas, que participaram da primeira edição, gostaram da organização e em três dias de abertas as inscrições para as barracas, nós já estávamos com todas as vagas preenchidas. Nesta segunda edição do Grande Rosa Elze, cerca de 90% dos participantes são daqui da região, os outros 10% vieram da sede do município. É um projeto nosso, de nossa cidade e que vem ganhando visibilidade e credibilidade. Estamos muito felizes com os resultados alcançados neste trabalho”, disse.
Para o presidente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fundact), Gaspeu Fontes, o evento vem fazendo emergir os artesãos sancristovenses. “Antes não tínhamos como saber quem trabalhava ou não com artesanato. Agora, estamos montando nosso casting, com nomes de pequenas empresas e pessoas que trabalham exclusivamente fabricando artesanato, dos mais diversos tipos. A população não se mostrava porque não tinha espaço, mas a parceria entre a Semast e a Fundact vem tornando essa vitrine e balcão de negócios, uma realidade bonita de se presenciar. A São Criativos: Feira de Artesanato vem mexendo com a economia local, estimulando também o convívio social”, pontuou.
Comércio
Lançada há dois meses, a marca Sahô Doces participou pela primeira vez de uma feira de exposição. “Soubemos através do Facebook e resolvemos conferir. Gostamos da experiência, pois pudemos mostrar nossa gastronomia, e também divulgar nossa marca. Essa feira foi uma grande oportunidade de mostrar os pequenos produtores e artesãos de nossa cidade”, avaliou Arlene de Jesus Santos.
Já Poliana Deusa, artesã de adereços para cabelo e decoração, participar de feiras deste tipo já é uma tradição. “Sou professora de arte e já trabalho há sete anos produzindo artesanato. Quando soube da São criativos fiquei na expectativa de participar e fiz minha inscrição. Gosto desse contato com os cliente, que as feiras proporcionam. Gosto de conhecer novos comerciantes, novos produtos e adorei o formate da São Criativos, o espaço que foi nos dado é excelente, deu pra montarmos nossas peças, e também por ser uma oportunidade gratuita, facilitou o nosso acesso”, enfatizou.
Para Edinilda de Santana Passos, a São Criativos já faz parte da agenda de locais onde ela pode apresentar ao público suas peças de decoração de casa. “Segunda vez expondo aqui e gostando muito dessa oportunidade de nova renda pra mim, enquanto expositora. Já participo das feiras públicas, convencionais daqui da cidade, mas aproveitei para acrescentar a São criativos na minha lista de locais onde posso mostrar meus trabalhos. Dia 22 deste mês estarei no Centro Histórico levando minhas peças ao público e visitantes que estiverem na sede”, disse.
“Forrozim” e compras
Toda feira que se preze tem que ter música boa, para animar os visitantes. Nesta edição, a São Criativos convidou a banda Xamego Bom, a galera da Quadrilha Meu Xodó e a cantora Joésia Ramos (e banda). Como estamos no período junino, o forró deu o ritmo da noite. “A São Criativos tem tudo a ver com o nosso trabalho artístico. Aqui, conseguimos fazer um som mais próximo do público e ao mesmo tempo ter a qualidade técnica para apresentar as canções. Certamente iremos participar de outras edições”, disse Joésia.
Após a missa, as escadas da igreja de Nossa Senhora do Loreto se transformaram numa arquibancada. De acordo com Maria José de Almeida, moradora do conjunto Eduardo Gomes, a São Criativos já trouxe o gostinho do São João. “A feira fez as pessoas saírem de suas casas para passear. Isto foi muito bom, nós não tínhamos esse tipo de diversão em praça aberta, então se tornou atrativo. Eu mesma vim passear e olhar os produtos, e gostei do estilo da feira”, elogiou.
Para Antônio de Araújo, que dançou muito forró com Joseane Pereira, o Grande Rosa Elze necessitava de uma festa familiar. “Faltava isso aqui. Tem muito tempo que nós não saímos pra dançar forró, então aproveitamos a feira para comer, beber, e dança”, finalizou.
Fonte: Ascom/Prefeitura de São Cristóvão