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Saiba como o TikTok está transformando o mercado literário no Brasil

19 de junho de 2025
in Brasil
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Saiba como o TikTok está transformando o mercado literário no Brasil
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O TikTok deixou de ser apenas uma rede de vídeos curtos para se tornar uma das maiores vitrines da literatura contemporânea. No Brasil, o fenômeno conhecido como BookTok tem impactado diretamente o mercado editorial, influenciando decisões de tiragem, estratégias de marketing e até a disposição de livros nas livrarias físicas.

O fenômeno também está ajudando a movimentar a Bienal do Rio e a própria plataforma de vídeos curtos é um dos patrocinadores do evento que vai até a semana que vem.

A hashtag #BookTokBrasil já acumula mais de 2,6 milhões de vídeos e 2,5 bilhões de visualizações, consolidando uma comunidade que transforma leitores em influenciadores e livros em best-sellers.

Segundo Carol Baracat, diretora de Marketing Integrado do TikTok, o crescimento do BookTok no Brasil é um reflexo da força da comunidade leitora na plataforma.

“A comunidade BookTok é uma das maiores que temos, impulsionada pela paixão dos usuários pelos livros e pela criatividade da comunidade. Além de incentivar o hábito da leitura, é uma forma de descobrir novos autores e livros, impulsionar a descoberta de talentos e também redescobrir clássicos da literatura”, afirmou.

O impacto do BookTok em números

O TikTok tem observado um aumento significativo na criação e no consumo de conteúdo literário na plataforma. De acordo com a plataforma, os dados mais recentes sobre o alcance dessa comunidade no Brasil são impressionantes:

– Aumento nas publicações: De dezembro de 2024 até maio de 2025, houve um aumento de 28% em publicações no Brasil com as hashtags #BookTok ou #BookTokBrasil.

– Volume de vídeos: Do começo do ano até maio, foram mais de 980 mil publicações relacionadas a BookTok no Brasil, uma média de mais de 40 mil vídeos por semana.

– Buscas por livros: As buscas relacionadas a livros no TikTok no Brasil dobraram nos últimos seis meses em relação aos seis meses anteriores.

– Visualizações no Brasil: A hashtag #BookTokBrasil já acumula mais de 2,6 milhões de vídeos e, durante o ano passado, somou 2,5 bilhões de visualizações.

– Alcance global: Globalmente, são mais de 60 milhões de publicações sobre BookTok na plataforma.

Carol Baracat destacou que o TikTok tem ultrapassado as barreiras digitais e influenciado diretamente o comportamento de compra dos leitores.

“Percebemos que quando um livro começa a ser muito comentado na plataforma, ele passa para a lista de mais vendidos”, explicou.

Um exemplo emblemático foi o clássico “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis, que viralizou após um vídeo da criadora norte-americana Courtney Novak e se tornou o livro mais vendido em uma plataforma de vendas nos Estados Unidos, na categoria Literatura Latino-Americana e Caribenha, no ano passado.

Além disso, o TikTok tem investido em ações para fortalecer a comunidade literária. A empresa esteve presente em eventos como o Prêmio Jabuti e, no ano passado, realizou a “Livraria dos Mais Assistidos do TikTok”, que distribuiu milhares de livros gratuitamente na Avenida Paulista, em São Paulo, durante sete dias.

Neste ano, o TikTok é um dos principais patrocinadores da Bienal do Livro Rio, trazendo a novidade da “Pré-estreia: Bienal Para Você”, que abriu as portas do evento, uma noite antes da abertura oficial para a comunidade do TikTok e convidados. A plataforma também é parceira da Prefeitura do Rio de Janeiro como a Capital Mundial do Livro pela Unesco para ações no segundo semestre de 2025.

Livrarias abraçam o fenômeno

Para o presidente da Associação Nacional de Livrarias (ANL), Alexandre Martins Fontes, o BookTok representa uma revolução positiva para o setor.

“Todos os eventos que divulgam livros, valorizam e promovem o livro são eventos que a gente deve aplaudir”, afirmou.

“Esse fenômeno do TikTok é mais uma coisa a ser comemorada. Toda vez que as pessoas falam sobre livros e estão se animando com a ideia de ler mais, nós temos que aplaudir porque é isso que precisamos, de mais leitores, mais consumidores de livros”, disse o presidente da ANL.

Segundo ele, o impacto é visível nas prateleiras e no comportamento dos consumidores brasileiros.

“A gente sabe que esse é um fenômeno que atinge majoritariamente uma população mais jovem. O sucesso das últimas bienais, no Rio e em São Paulo, com esse público é emocionante. A quantidade de jovens indo, comprando e querendo conhecer mais faz parte desse fenômeno”, relatou.

Martins Fontes observa que “as livrarias já passaram a entender a importância desse fenômeno e têm dado muita atenção a isso. Dentro das livrarias, sempre temos sessões de recomendados no TikTok e esses livros que ganham destaque no BookTok”.

Ele também destacou o papel da plataforma na formação de novos leitores, especialmente os mais jovens. Fontes enfatizou que, apesar de as pessoas descobrirem os livros no TikTok, “nada se compara com a visita a uma livraria para descobrir o que a indústria editorial está produzindo. É ali que elas vão descobrir as novidades, os lançamentos e novas possibilidades”.

“É maravilhoso porque uma criança e um jovem que se acostumam a ler vão se tornar leitores adultos (…) Quanto mais jovens leitores, mais leitores adultos teremos. Então, há o impacto sim na formação de mais leitores no Brasil”, completou.

Editora aposta em influenciadores

A Editora Intrínseca foi uma das primeiras a perceber o potencial do TikTok como ferramenta de marketing e curadoria. Vanessa Oliveira, gerente de marketing da editora, revelou que o primeiro vídeo da editora na plataforma, ainda em 2021, bombou com um livro que eles nem tinham lançado, “Os dois morrem no final”, de Adam Silvera. Segundo ela, a obra virou uma série de sucesso, com 250 mil livros vendidos.

“A gente vem acompanhando a evolução dos resultados desse impacto do TikTok há bastante tempo”, contou Vanessa Oliveira, gerente de marketing da editora.

Desde então, a editora viu sucessos como “Amor & Gelato”, de Jenna Evans Welch, lançado em 2017 e que viralizou em 2020, resultando em um crescimento acumulado de 2553% até 2021. “Três”, da francesa Valérie Perrin, lançado em 2023 e viralizado um ano depois, teve um crescimento de vendas de 1200% que se estende até hoje.

A Intrínseca tem uma estratégia específica voltada para o público do TikTok, que começou no início de 2021 com ações pagas e conteúdo interno.

“Fechamos parcerias com muitos influenciadores nativos da plataforma e outros que já produziam conteúdo literário para outras redes e também passaram a fazer conteúdo relevante para o TikTok”, explicou Vanessa.

A editora também investe em produção de conteúdo próprio e campanhas de TikTok Ads. “O sucesso dessa estratégia está em combinar essas ações com a forma que o leitor consome na plataforma, de maneira muito voraz e consumindo conteúdos menos ‘comerciais’ do que em outras plataformas”, detalhou.

Ela acrescentou ainda que, quando algo performa bem no TikTok, essa informação é usada para impulsionar ainda mais o efeito em sites e materiais de livrarias.

Vanessa Oliveira destacou o caso da autora Lynn Painter, que é “um fenômeno por si só”. A autora já vendeu mais de 435 mil livros no Brasil, e o anúncio de sua vinda à Bienal do Livro foi o post com melhor engajamento da editora.

“Desde o lançamento de “Melhor do que nos filmes”, em 2023, tudo tem tido um volume absurdo. Ela é um sucesso no TikTok, e nossos conteúdos sobre os livros dela performam acima do restante do catálogo”, disse.

Fonte: G1

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