O roteiro da fé passa nas ruas de São Cristóvão (SE), quarta cidade mais antiga do Brasil e primeira capital de Sergipe. A Romaria de Senhor dos Passos ocorre há mais de 200 anos e é Patrimônio Imaterial de Sergipe, sendo uma das maiores expressões religiosas do Nordeste.
Dessa sexta-feira (10) até domingo (12), o município localizado na Grande Aracaju (SE), que tem uma população estimada em 88 mil pessoas (IBGE), deve dobrar de número, segundo a Prefeitura Municipal de São Cristóvçao com a chegada de fieis de várias partes do Brasil.
“Como a festa acontece na época da Quaresma, acaba transformando São Cristóvão num imenso santuário. Queremos que as grandes manifestações de fé marquem a vida das pessoas”, observa o pároco de São Cristóvão, frei Sérgio Ancelmo da Silva.
Ele conta ainda que os visitantes estão sendo recepcionados por voluntárias nas igrejas para receber da melhor forma. Desde o início de janeiro, a comunidade se prepara para a festa, espaços públicos e até as residências se transformam em ambientes para abrigar os peregrinos, onde podem tomar um banho, receber um pouco de água e até mesmo fazer uma refeição.
Procissão de Encontro
À tarde de domingo reserva um dos momentos mais importantes da romaria, a procissão de encontro das imagens de Jesus e sua mãe Maria. É onde as histórias de fé e cura se multiplicam. Ganham proporções ainda maiores na peregrinação onde muitos tentam imitar o sofrimento de Cristo, seja caminhando quilômetros a pé para agradecer, ou vestindo a túnica roxa.
O canto da Verônica é cheio de lamento, representa a compaixão, a piedade, a comoção, o amor para como o Cristo. Um espetáculo de fé que vai se repetir neste final de semana.
O educador social Evanison de Andrade conta que não perde o ato religioso e tem motivos de sobra para participar da festa da fé. “Sofri um acidente em 2006 e pensava até que não andaria. Minha família fez muitas orações, sempre recorrendo ao Senhor dos Passos, e graças a Deus estou aqui conversando e trabalhando”, relata emocionado.
“É a romaria mais antiga de Sergipe e é um período que aquece o setor econômico do município, atraindo os olhares do estado para nossa cidade. Além de valorizar o patrimônio religioso, também enaltece nosso patrimônio histórico e cultural. Estaremos trabalhando para que não falte conforto para os nossos visitantes”, explica o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana.
Origem da Romaria
A romaria de Senhor dos Passos começou depois do resgate da imagem do santo, no Rio Paramopama, que corta o município. Segundo o historiador Thiago Fragata, relatos do séculos de XIX, do memorialista Serafim Sacramento, dizem quem um pescador encontrou um caixote de madeira no rio onde tinha a incisão ‘À cidade de Sergipe Del Rey’. O caixote teria naufragado junto a embarcação que o conduzia.
“O pescador atracou a embarcação no porto e levou o achado para o primeiro templo que encontrou, que foi o Convento da Ordem Carmelita, entregando aos cuidados do frade. O memorialista detalhou a imagem como sendo de roca, articulado com traços europeus”, conta Fragata.
Na Igreja do Carmo Menor fica a imagem original de Senhor dos Passos, que divide o altar com Nossa Senhora da Conceição e do só sai na Quaresma para participar da Romaria.
Na lateral direita do altar fica o Museu do Ex-Voto onde ficam os agradecimentos pelas promessas alcançadas em forma de objetos como fotografias, roupas e milhares de peças que retratam alguma parte do corpo do fiel que teve a cura através da oração.
Programação
Sexta-feira (10/03)
Caminhada do Senhor dos Passos, saindo às 22h da Igreja São Judas Tadeu (Igreja dos Capuchinhos), Bairro América com destino à Igreja Senhor dos Passos em São Cristóvão.
Sábado 11/03
16h – Gruta Nossa Senhora de Lourdes
17h – Igreja do Carmo Maior
17h – Igreja Matriz (acolhida aos Romeiros)
19h – Campal na Praça do Carmo, logo após Procissão de Penitência
Domingo 12/03 (Confissões durante todo o dia no Convento do Carmo)
6h – Igreja Matriz.
7h – Igreja do Carmo Maior.
7h30 – Igreja Matriz.
8h – Gruta Nossa Senhora de Lourdes.
8h30 – Igreja Matriz / Igreja do Carmo Maior.
9h – Capela São João Batista (Prox. à imagem do Sr. dos Passos do Alto da favela)
9h – Igreja do Orfanato / Alto do Cristo
09h30 – Gruta Nossa Senhora de Lourdes
10h – Igreja Matriz (missa solene)/ Igreja do Carmo Maior
10h30 – Igreja do Amparo
11h30 – Gruta Nossa Senhora de Lourdes
12h – Igreja Matriz / Igreja do Carmo
14h – Igreja Matriz
Procissão do Encontro
16h – Saída da imagem de Senhor dos Passos da igreja Matriz, como também a imagem de Nossa Senhora das Dores da Igreja Senhor dos Passos (Carmo Menor).
Obs: As imagens seguem em procissão para a Praça São Francisco, onde acontecerá o Sermão do Encontro. Logo em seguida a procissão seguirá pelas ruas Ivo do Prado, Praça da Matriz, Tobias Barreto, João Bebe Água, Professor Leão Magno, Messias Prado e Praça Senhor dos Passos.