CEO do Instituto Atlas Intel comenta sobre a diferença dos resultados de pesquisas apresentados por institutos nacionais e regionais
Pesquisa Atlas Intel, divulgada nesta terça-feira, 25, confirma liderança do candidato Rogério Carvalho (PT) na corrida eleitoral para o Governo de Sergipe, com 56,6% dos votos válidos. Fábio Mitidieri, que disputa também o segundo turno das eleições, tem 43,4%.
Em relação à intenção de votos, Rogério Carvalho teve 47,6%, enquanto Fábio ficou com 36,5%. Voto brancos e nulos somaram 10,4%. Não souberam responder a pesquisa 5,6% dos entrevistados.
A Pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com os números BR-00423/2022 SE-01720/2022 e ouviu 1601 pessoas entre os dias 18 e 22 de outubro. O nível de confiança é de 95%, e a margem de erro de 2,5 pontos para mais ou para menos
Diferença entre resultados de pesquisas
As diferenças entre os resultados das pesquisas de opinião de institutos nacionais e locais em Sergipe têm causado desconfiança na população do estado. Enquanto Atlas, Real Time Big Data e IPEC colocam o candidato Rogério Carvalho (PT) na liderança das intenções de voto, empresas de atuações regionais, como ETC e Veritá, apontam Fábio Mitidieri (PSD) em primeiro lugar.
A mesma situação aconteceu no 1º turno das eleições, quando Rogério chegou em primeiro lugar com 338.796 de votos válidos (44,70%) e Fábio 294.936 (38,91%). A diferença de votos apresentada pelos institutos com projeção nacional foi a que mais se aproximou do resultado final de votação.
“As pesquisas em Sergipe revelam a verticalização do voto nacional, com grande maioria dos eleitores do Lula preferindo o candidato do mesmo partido, Rogério Carvalho. Além disso, temos o alto índice de rejeição do atual governador e da ruim avalição do governo atual que prejudicam do candidato da continuidade”, comentou Andrei Roman, CEO do Instituto Atlas Intel.
De acordo com a pesquisa Atlas divulgada nesta terça-feira (25), o governador Belivaldo Chagas (PSD) tem a desaprovação de 56,9% da população sergipana. Sobre a atuação do atual do governo, 47,8 desaprovam, 27,7% acham regular e apenas 7,3% entendem como bom.
Pesquisas AtlasIntel
As pesquisas Atlas tiveram o melhor desempenho entre os institutos de pesquisa nas Eleições Municipais 2020. Tanto no primeiro e no segundo turno das eleições municipais de 2020, quanto em todas as capitais onde Atlas conduziu pesquisas de intenção de voto (São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife e Porto Alegre) o resultado final da votação veio mais próximo às estimativas que as de qualquer outro instituto de pesquisa.
O Instituto também teve o melhor desempenho na antecipação dos resultados das eleições em outros países da América Latina, como, por exemplo, na Argentina, em 2019 e Colômbia, em 2022. Nos Estados Unidos, em 2020, as pesquisas da AtlasIntel para as primárias democratas e nas corridas eleitorais de New Hampshire, Califórnia e Flórida tiveram o menor erro médio.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Foto: Janaína Santos/Assessoria de Comunicação