Na sessão desta terça-feira (25/3), o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), vereador Ricardo Vasconcelos (PSD), trouxe para debate o Projeto de Lei que trata do empréstimo de R$ 161 milhões solicitado pelo Executivo Municipal, ressaltando a possibilidade de renovação da frota de transporte público com ônibus elétricos.
Sem induzir votos, Ricardo enfatizou a importância de refletir sobre a necessidade de modernização do transporte coletivo, destacando que o ideal seria uma renovação ainda mais ampla, incluindo não apenas 30 ônibus elétricos, mas também veículos movidos a gás, uma alternativa menos poluente que o diesel.
“O ideal é que não fossem apenas 30 ônibus elétricos, mas também veículos movidos a gás ou o Euro 6, que são ônibus que reduzem as emissões de poluentes, são mais econômicos e mais sustentáveis. Precisamos virar a chave e dar um passo à frente. A prefeita me procurou e esclareceu que esse é um primeiro passo, pois o objetivo é reduzir a poluição e ampliar essa frota no futuro”, destacou o parlamentar.
Apesar do alto custo dessa modernização, Ricardo defendeu a necessidade de analisar o que é melhor para a cidade e para a população, sem ignorar a realidade financeira do município. Ele reforçou que, como vereador e representante do povo, tem o compromisso de expor sua visão sobre o tema.
“Tudo que é novo e moderno é mais caro, mas o que não dá é para deixar do jeito que está. O ideal seria uma renovação maior da frota, e torcemos para que haja recursos suficientes para ampliar essa substituição nos próximos anos. Mas, diante do cenário atual, precisamos tomar uma decisão”, pontuou Ricardo.
Por Caroline Prata