Alimentação escolar segue com diversidade nutricional, valorização da agricultura familiar e foco na segurança alimentar nas escolas
A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do Departamento de Alimentação Escolar (DAE), deu início, nesta sexta-feira, 30, às ações logísticas do segundo semestre letivo com a divulgação do novo cronograma de entrega dos gêneros alimentícios para todas as unidades escolares da rede pública estadual de ensino. O planejamento envolve alimentos fornecidos tanto pela iniciativa privada quanto pela agricultura familiar, fortalecendo o compromisso da rede com uma alimentação escolar segura, diversificada e de qualidade.
As entregas estão programadas para ocorrer em três datas: no dia 30 de junho, serão entregues farinha de milho, extrato de tomate, feijão, frango, proteína bovina, camarão e macarrão; em 14 de julho, chegam às escolas arroz, ovos, bolo bacia, broa de milho, macaxeira, farinha de mandioca, batata-doce e inhame; e em 21 de julho, serão distribuídos pão, quiabo, tomate, mamão, laranja, melancia, abóbora, abacaxi, tangerina, banana, pimentão, pão de macaxeira, milho e melão, além de alface, cebolinha e coentro especificamente para as escolas da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA) e da Diretoria Regional de Educação da Grande Aracaju (DRE8). As entregas devem ser concluídas em até 15 dias úteis após as datas estipuladas, conforme prevê o cronograma.
Para garantir o recebimento adequado, a Seed orienta que todas as unidades escolares realizem limpeza e higienização prévias dos estoques e cozinhas, além de reforçar os serviços de dedetização e desratização. É importante que as escolas confiram cuidadosamente as guias de entrega, assinem e carimbem as remessas no ato do recebimento, realizem a pesagem de todos os produtos, façam o armazenamento conforme o Manual de Boas Práticas e atualizem o sistema Saesc com clareza e dentro do prazo estipulado.
De acordo com a diretora do Departamento de Alimentação Escolar (DAE), Lucileide Rodrigues, esse processo é fundamental para assegurar a qualidade da merenda escolar em todo o estado. “Nosso compromisso é garantir que a alimentação escolar chegue com qualidade e segurança a cada unidade, respeitando o calendário letivo e contribuindo para o desenvolvimento nutricional e social dos nossos alunos. A colaboração das equipes escolares é importante nesse processo”, destacou.
Com a logística organizada, acompanhamento técnico e parceria com a agricultura familiar, Sergipe avança na promoção de uma alimentação escolar inclusiva, saudável e eficiente, reforçando o compromisso com o direito à educação e à segurança alimentar.
Por Caio Queiroz (estagiário)